ICOM Brasil disponibiliza formulário online sobre definição de museus até 17 de janeiro de 2020

Participe da consulta do ICOM Brasil sobre a Definição de Museus, o formulário online estará disponível até o dia 17 de janeiro.

Um projeto para a redefinição do conceito de museu no século XIX vem sendo discutido desde 2016, mas a votação que seria realizada em setembro na 25ª Conferência Geral do ICOM, em Quioto, no Japão, não foi realizada, reconhecendo-se a necessidade de prorrogação dos debates.

O ICOM Brasil tem realizado uma consulta junto à comunidade museológica brasileira a respeito de uma nova proposta de conceito. Interessados em participar dessa discussão podem mandar suas contribuições respondendo ao formulário.

Elaborado com base naquele desenvolvido pelo Comitê Internacional de Museologia (ICOFOM), o questionário sobre a texto da nova definição proposta está disponível também em português. As contribuições devem ser enviadas até 17 de janeiro de 2020. Elas serão consolidadas em um relatório que será enviado para o ICOM internacional.

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em parceria com o ICOM Brasil, o curso de Museologia da Universidade de Brasília (UnB) e a Secretaria de Cultura do Distrito Federal promoveram em 6 de dezembro, um debate sobre a proposta de nova definição do conceito de museu pelo ICOM.

Participaram do debate a presidente do ICOM Brasil, Renata Motta, o subsecretário do Patrimônio Cultural, Demétrio Carneiro da Cunha Oliveira e a professora do curso de museologia da UnB, Ana Abreu. Realizado na sede do Ibram, em Brasília, o evento foi mediado pela diretora do Departamento de Processos Museais (DPMUS/Ibram) e contou com a participação de cerca de 30 profissionais.

Assista ao vídeo do debate sobre a proposta de nova definição do conceito de museu pelo ICOM realizado em Brasília e responda o formulário online.

Fonte: Ibram