Ibram recebe inscrições para a oitava edição do Prêmio Darcy Ribeiro

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) publicou o edital da 8ª Edição do Prêmio Darcy Ribeiro, que consiste na premiação de práticas e ações de educação museal. Poderão concorrer ao prêmio instituições museológicas, públicas das esferas estaduais e municipais e pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos, com atividades museológicas ou mantenedoras de unidades museológicas. É vedada a inscrição de ação já contemplada em edições anteriores do Prêmio Darcy Ribeiro.

Nesta edição, serão contempladas iniciativas realizadas durante o período de isolamento social imposto pela pandemia de Covid 19 num processo de múltiplas dimensões de ordem teórica, prática e de planejamento em permanente diálogo com o museu e a sociedade, conforme Portaria Ibram nº 422/2017 – PNEM.

Serão distribuídos dez prêmios de R$ 10 mil. O valor recebido pelo prêmio deve ser empregado exclusivamente em ações e projetos educacionais dos museus, seja para continuidade da ação concorrente, seja em novas práticas e ações de educação museal.

O prazo para a realização das inscrições é até as 20h do dia 29 de outubro de 2021 (horário de Brasília). As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo e-mail inscricao.edital@museus.gov.br. 

No ato da inscrição, deverá ser anexado ao e-mail o arquivo (Anexo I) em documento único na extensão “pdf” devidamente assinado pela autoridade responsável e em tamanho inferior a 10 MB com no máximo 10 laudas. O assunto do e-mail deve ser Edital Darcy Ribeiro 2021.

Informações e orientações poderão ser obtidas pelo e-mail fomento@museus.gov.br.

Fonte: IBRAM