IBRAM realiza cadastramento on-line de voluntários

Implantar um sistema de cadastramento on-line de voluntários para atuarem no salvamento de bens culturais musealizados, em todo o território nacional, de forma a colaborar no enfrentamento dos problemas que exijam uma resposta organizada e imediata. Este é o objetivo do cadastramento on-line realizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

O Programa de Voluntários servirá fundamentalmente para a mobilização de profissionais, estudantes e interessados no que se refere aos riscos ligados à preservação do patrimônio museológico.  Os voluntários serão acionados para atuar caso, eventualmente, surja uma situação de emergência que ponha em risco a preservação do patrimônio museológico.

Os candidatos ao posto de voluntário deverão preencher uma ficha em meio eletrônico para inscrição. Após se inscreverem, serão convocados a participar de atividades de capacitação, além de integrar um programa permanente de relacionamento, onde receberão informações técnicas e notícias sobre os museus brasileiros, de forma que permaneçam constantemente atualizados sobre questões relevantes para o desenvolvimento das atividades de voluntariado. Veja aqui o passo a passo da campanha dos voluntários.

Dados para inscrição

Nome, sexo, nascimento, CPF, Identidade, tipo sanguíneo, problemas da saúde preexistentes, endereço completo, telefones, e-mail, pessoa de contato.

Escolaridade, profissão (neste caso, uma relação previamente estabelecida estará à disposição dos candidatos, de acordo as necessidades estabelecidas pelo Plano. No caso do voluntário não se enquadrar em uma destas formações, poderá indicar em OUTROS seu perfil, que será analisado pela Central)

Experiências profissionais anteriores e experiências em serviços voluntários.

Áreas de interesse (neste caso, uma relação previamente estabelecida de áreas será colocada à disposição dos candidatos, tais como salvamento de coleções, serviços de proteção e segurança e executivo-logística, entre outras. O candidato deverá indicar, por ordem de preferência, as de seu interesse de atuação).

Local de preferência (o candidato deverá indicar quais as regiões do Brasil tem possibilidade/disponibilidade em atuar).

Tempo disponível para treinamento (o candidato deverá indicar sua disponibilidade para treinamentos e atualização).

As informações estarão incluídas no sistema do Cadastro Nacional de Museus.

Para mais informações, acesse o site do IBRAM.

Fonte: IBRAM