Ibram realiza 5º encontro de museus no Rio de Janeiro

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) promoveu, de 19 a 23 de novembro, o 5º Fórum Nacional de Museus (FNM), desta vez o evento foi realizado no Sesc Quitandinha, em Petrópolis (RJ). O encontro reuniu cerca de mil pessoas, entre profissionais da área museológica, gestores de organizações culturais e estudantes. A iniciativa produziu diretrizes para a Política Nacional de Museus no próximo biênio e definiu os representantes do setor museal no Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC).

Desenvolvido durante cinco dias, o 5º FNM abordou temas relacionados aos 40 anos da “Mesa Redonda de Santiago do Chile: entre o idealismo e a contemporaneidade”. A programação cultural contou com conferências nacionais e internacionais, minicursos, painéis com temas diversificados, ações educativas, apresentação musical, teatro, exposição, entre outras atividades.
 
No penúltimo dia, 22 de novembro, o Fórum teve a participação da nova ministra da Cultura, Marta Suplicy, que ressaltou o crescimento no número de museus no Brasil, que chegou a 3.260 mapeados pelo Ibram.
 
A equipe do Grupo Técnico do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) esteve presente durante as atividades, entre elas a reunião da Rede de Sistemas Estaduais, onde foram um dos interlocutores da discussão sobre a retomada das ações da Rede, para estabelecer um trabalho conjunto, trocar informações e compartilhar as experiências desenvolvidas em cada uma das unidades.