Ibram prorroga inscrições para 13ª Semana de Museus

Cartaz-13SNM

Foram prorrogadas até o dia 8 de março as inscrições para a 13ª Semana de Museus, que acontece entre os dias 18 e 24 de maio com o tema “Museus para uma sociedade sustentável”. As inscrições, que seriam encerradas no próximo domingo (22), podem ser feitas aqui.

Com a prorrogação, museus e centros culturais terão mais duas semanas para garantir sua participação na tradicional temporada de eventos, promovida anualmente para celebrar o Dia Internacional de Museus (18 de maio).

Exposições, oficinas, espetáculos musicais, de teatro e de dança, seminários, mesas-redondas, visitas guiadas e exibições de filmes são exemplos de atividades promovidas durante a ação, que tem como objetivo sensibilizar os museus sobre seu papel no desenvolvimento da sociedade.

Escolhido pelo Conselho Internacional de Museus (Icom), o tema deste ano lembra que, como educadores e mediadores culturais, os museus exercem papel fundamental na construção do desenvolvimento sustentável, fomentando novas formas de vida e desenvolvimento dentro dos limites da natureza e servindo como laboratório para melhores práticas. Confira texto explicativo.

O Brasil é considerado um dos países que mais celebram o Dia Internacional de Museus. Durante a última edição da Semana de Museus, em 2014, 1.337 instituições realizaram mais de quatro mil atividades inspiradas no tema “Museus: coleções criam conexões”. Pesquisa realizada pelo Ibram revelou que a visitação nos museus envolvidos na ação mais do que duplicou, alcançando 103% de aumento no período.

Dúvidas sobre a inscrição de atividades ou outras questões sobre a 13ª Semana de Museus devem ser enviadas para o endereço eletrônico semana@museus.gov.br.

Fonte: Ibram