IBRAM: INSCRIÇÕES PARA A 14ª PRIMAVERA DOS MUSEUS TERMINA EM 1º DE SETEMBRO

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) recebe até o dia 1º de setembro as inscrições para a 14ª Primavera dos Museus. Com o tema “Mundo Digital: museus em transformação”, a temporada de eventos este ano acontecerá entre os dias 21 e 27 de setembro.

Museus, instituições de memória, espaços e centros culturais de todo o país interessados em participar da 14ª Primavera dos Museus devem fazer sua inscrição preenchendo o formulário disponível na página eventos.museus.gov.br e cadastrar as atividades programadas.

Eventos virtuais
Em função da pandemia de Covid-19 e a fim de evitar a transmissão do vírus, o Ibram recomenda que as instituições participantes evitem o planejamento de eventos presenciais, priorizando a promoção de atividades a serem realizadas no ambiente web.

O tema surgiu, exatamente, a partir da necessidade de adequação que museus e instituições culturais enfrentaram para manter o contato com o público por meio do ambiente digital, depois do isolamento social imposto pela pandemia.

A partir da discussão sobre o tema, o Ibram pretende estimular que mais instituições utilizem as ferramentas digitais para estreitar o relacionamento com o público, utilizando novos formatos, e difundindo seus acervos para além das suas fronteiras geográficas.

Como se inscrever

A inscrição deve ser feita exclusivamente por meio de preenchimento do formulário eletrônico, no link http://eventos.museus.gov.br/cadastro_museus.asp. Mesmo que o museu tenha participado de outras edições da Semana Nacional de Museus ou da Primavera dos Museus, é necessário realizar uma nova inscrição. A efetiva participação do museu dá-se apenas com a inscrição de um ou mais eventos, como seminários, exposições, oficinas, visitas mediadas, exibições de filmes, palestras, entre outras atividades. 

O Ibram orienta que o museu ou instituição cultural imprima o comprovante de inscrição para registro do procedimento.

Mais informações pelos telefones (61) 3521 4112/ 3521 4142 ou e-mail primavera@museus.gov.br.

Fonte: Ibram