Ibermuseus lança as versões em português e espanhol do guia Significância 2.0

O Programa Ibermuseus disponibiliza para download as versões em espanhol e português da obra “Significance 2.0: a guide to assessing the significance of cultural heritage collections (Significância 2.0: um guia para avaliar o significado das coleções do patrimônio cultural), escrito por Roslyn Russell e Kylie Winkworth e publicada pelo Conselho de Coleções do Patrimônio da Austrália (Heritage Collections Council). Para acessar a versão em português, clique aqui.

Significância 2.0 é a revisão da primeira obra, publicada em 2001. A tradução é o resultado de um trabalho colaborativo entre profissionais especialistas em patrimônio que, além de traduzir seu conteúdo ao espanhol e português, o adaptaram ao contexto ibero-americano, com a finalidade de apoiar o trabalho de profissionais da região no que se refere a abordar a teoria e a prática na gestão de coleções.

O que é Significância 2.0? Conforme indica a publicação, Significância refere-se ao valor e aos significados que objetos e conjuntos têm para as pessoas e as comunidades. O trabalho desenvolve um conceito e apresenta um método de investigação e compreensão que nos convida a refletir sobre os significados das coleções – muitas vezes em disputa -, de forma a contribuir para o desdobramento das suas potencialidades.

O guia apresenta um método abrangente de abordagem, estudo e análise dos muitos e diversos ativos que os museus protegem. Além disso, incorpora o olhar das pessoas e comunidades que doaram, preservaram e que são a razão da existência dessas coleções. Tudo isso complementado por múltiplos exemplos, estudos de caso e aplicações do conceito de significância que a publicação propõe.

Por que usá-la? O guia ajuda a esclarecer o motivo de os acervos serem importantes e deverem ser destacados, pois seu uso pode facilitar o acesso e o envolvimento com a comunidade, além de apoiar a gestão e a tomada de decisões.

Este guia faz parte dos instrumentos disponibilizados pelos Ibermuseus ao setor com o objetivo de apoiar a gestão de museus, a conservação de coleções, o conhecimento do setor, as novas tendências e práticas.

Além disso, Significância 2.0 complementa uma série de publicações desenvolvidas no âmbito de sua Linha de Ação de Proteção do Patrimônio, tais como: Guia de Gestão de Riscos do Patrimônio MuseológicoRE-ORG, um método de reorganização do depósito museológicoEnsaios do Seminário-Oficina de Avaliação do Patrimônio de Museus e Ensaios do Seminário-Oficina de Gestão de Riscos ao Patrimônio Museológico.

Fonte: Ibermuseus