Ibermuseos lança repositório de recursos para a promoção da acessibilidade e inclusão

O Ibermuseos lançou um Repositório de recursos para a promoção da acessibilidade e inclusão nos museus, composto por Relatórios de acessibilidade dos museus, Ferramenta de autodiagnostico de acessibilidade em museus, Cursos de formação e capacitação, Boas práticas em acessibilidade e inclusão, Bibliografia e Glossário sobre acessibilidade e inclusão.

O objetivo é promover uma consulta fácil de todos esses materiais e, consequentemente, fortalecer e promover o aprendizado para os profissionais do setor.

Segundo dados da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), cerca de 90 milhões de pessoas com deficiência vivem na região Ibero-Americana, das quais se estima que 80% sofrem de marginalização devido a vários tipos de barreiras.

Consciente da necessidade de trabalhar para a plena inclusão e com o objetivo de incentivar os museus da região ibero-americana a contribuir ativamente para a real integração dos grupos historicamente excluídos, o Programa Ibermuseos tem trabalhado para aumentar a conscientização no campo da acessibilidade através do desenvolvimento de uma ferramenta audiagnóstica sobre o assunto, a organização de treinamentos e a divulgação de manuais, guias e outras referências bibliográficas.

Dentro dessa linha de trabalho e a fim de facilitar o acesso e a consulta fácil de todos esses materiais e, assim, fortalecer e promover o aprendizagem para os profissionais do setor, o repositório foi criado.

Fonte: Ibermuseos