Ibermuseos divulga Relatório Anual de Atividades 2020

O Ibermuseos divulgou seu Relatório Anual de Atividades 2020, que reúne os processos gerados para acompanhar e apoiar os museus da região e seus profissionais durante a crise de saúde provocada pela Covid-19. Processos que em números, somam mais de 96 mil pessoas beneficiadas direta ou indiretamente por meio de 287 projetos realizados com o apoio de mais de 170 colaboradores da América Latina.

O ano de 2020 ficará marcado na história mundial. A pandemia COVID-19 alterou drasticamente a dinâmica social, impondo distanciamento físico e o fechamento ou controle da capacidade de todos aqueles espaços de encontro e concentração de pessoas, inclusive museus em diferentes partes do mundo.

Desde março, o Programa repensou suas ações e prioridades para apoiar os museus da região e seus profissionais no enfrentamento das inúmeras dificuldades desencadeadas pela crise. Foi desenvolvida uma série de recursos on-line e adaptados os mecanismos de apoio econômico ao setor, tudo em permanente coordenação com os integrantes das mesas técnicas das linhas de ação do Programa.

Com base nos resultados das pesquisas sobre o impacto da pandemia nas instituições: O que os museus precisam em tempos de distanciamento físico e os profissionais dos museus ibero-americanos diante de Covid-19, foi planejada uma série de ações que responderam às necessidades identificadas.

Foram realizados webinares para refletir sobre o presente e o futuro dos museus e minicursos virtuais para formar com especialistas ibero-americanos sobre temas urgentes como a concepção de planos de reabertura, o uso de ferramentas virtuais, a sustentabilidade dos museus etc.

Outro recurso de apoio criado para o enfrentamento da emergência sanitária foi o Repositório COVID-19 para museus , ferramenta online com um amplo conjunto de relatórios, protocolos e portarias de referência produzidos pelos museus da região e disponibilizados ao setor. Com o mesmo objetivo, foi lançada  uma ferramenta de autodiagnóstico de acessibilidade e um Centro de Documentação Ibermuseo.

À medida que essas ferramentas iam sendo desenvolvidas, o Programa adaptou o 11º Prêmio Ibermuseos de Educação e o Fundo Ibermuseos para o Patrimônio de Museus . O Prêmio, destinado pela primeira vez a projetos educacionais virtuais, foi concedido a 20 projetos na região e o Fundo foi usado para proteger os bens de cinco museus afetados pelo seu encerramento.

Estas são algumas das propostas desenvolvidas pelos Ibermuseos e recolhidas no relatório anual 2020, acesse o documento na íntegra clicando aqui.

Fonte: Ibermuseos