I Simpósio Internacional de Pesquisa em Museologia reúne pesquisadores do Brasil e do mundo em São Paulo

Evento tem a participação de representantes da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico e do Sistema Estadual de Museus

SIMPOSIO

Até 5 de agosto, a Pinacoteca do Estado de São Paulo, o Museu da Língua Portuguesa e Secretaria de Estado da Cultura, realizam o I Simpósio Internacional de Pesquisa em Museologia (Simpem). Promovido pelo Programa de Pós-graduação Interunidades em Museologia da Universidade de São Paulo (PPGMus/USP), em parceria com Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), o evento reunirá pesquisadores do Brasil, de Portugal e da Colômbia.

Entre os presentes estarão Renata Motta, coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM/SEC), que ministrará, no dia 4/9, a palestra “Projetos de Pesquisa da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo”, e Davidson Kaseker, diretor do SISEM-SP e integrante da comissão organizadora do evento.

Para Davidson Kaseker, o Simpósio tem como principal intenção estimular a reflexão e o aprofundamento dos debates relacionados a área de museus, objetivo compartilhado pelo SISEM-SP. “Ações desse tipo subsidiam as diretrizes praticas do Sistema. É uma importante articulação com o universitário que está produzindo pesquisas em museologia, além de estimular a interdisciplinaridade”, explica.

O Simpósio busca ainda divulgar a produção acadêmica desse campo e estabelecer diferentes níveis de interlocução com as políticas públicas voltadas à proposição, ao gerenciamento de museus e a formação profissional.

Serão apresentados e discutidos trabalhos acadêmicos concluídos e em desenvolvimento, que abordem metodologias de pesquisa e enfoques temáticos privilegiados nos últimos anos, com vistas à identificação do “estado da arte” no que diz respeito ao estudo da museologia e museus.

A ação também oferecerá dois Cursos de Extensão Universitária, são eles: “Los problemas actuales de la arquitectura de museos” com o espanhol Juan Carlos Rico e, “Sociomuseologia” com o português Mario Moutinho.

A programação completa do I Simpósio Internacional de Pesquisa em Museologia (Simpem) está disponível no link (https://docs.google.com/file/d/0BwLapQsChnHfT2p0WlU2WHdXeHc/edit?pli=1). O Simpósio está sendo transmitido on-line, ao vivo, pelo Fórum Permanente, cujo conteúdo continuará disponível pelo link www.forumpermanente.org.