I Semana Acadêmica de Museologia da Universidade Estadual do Paraná terá transmissão virtual

Alunos de Museologia da Unespar promovem semana acadêmica virtual com palestrantes de todo o Brasil

Entre os dias 24 e 28 de agosto ocorre a I Semana Acadêmica de Museologia do curso de Bacharelado em Museologia da Universidade Estadual do Paraná. O evento será totalmente virtual, aberto ao público em geral e contará com participações de palestrantes de

diversos lugares do Brasil. O formato contempla uma palestra a cada dia, sempre às 19h, pelo canal do Camba no Youtube e emissão de certificado para os ouvintes, mediante inscrição pelo https://www.semanademuseologia.com.br/

O tema central do evento será “Práticas e ferramentas para uma Museologia democrática” e as palestras previstas trazem subtemas pertinentes à atuação ampla do museólogo em diversas frentes e mercados de trabalho. A ampliação do espaço físico e dos

acervos museais para o meio virtual também é assunto, sendo uma consequência quase natural da contemporaneidade, mas que envolve uma série de processos e cuidados.

A virtualização do evento tornou possível a participação de profissionais que atuam em São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Brasília e Curitiba. O mesmo se aplica ao público-alvo, que agora pode abranger estudantes de Museologia e demais interessados de

qualquer região do país. O evento é ainda uma oportunidade para vestibulandos que desejam conhecer melhor a área.

A Unespar é a primeira universidade do Paraná a oferecer a graduação presencial de Bacharelado em Museologia, sendo que a turma inaugural ingressou no curso em 2019.

A criação de cursos superiores de museologia e a busca por profissionais da área são consequências da regulamentação da profissão, da conceituação e ampliação das discussões sobre os temas da Museologia, assim como do surgimento exponencial de

espaços culturais, museus, acervos artísticos e documentais que buscam profissionalizar o seu trabalho e atender ao Estatuto dos Museus (Lei n° 11.904, de 14 de janeiro de 2009).

O evento é realizado pela museóloga e professora do curso de Museologia da EMBAP, Me. Luana Damião, pelo Centro Acadêmico de Museologia de Belas Artes – Unespar (CAMBA), Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) e Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR).

Programação

24 de agosto (segunda-feira), às 19h

Palestra: A PROFISSÃO DE MUSEÓLOGO

Palestrantes

DALVA PEREIRA, Museóloga pela UFOP, atua na área de projetos culturais.

ME. DANIELLY DIAS SANDY, Museóloga, Mestre em Museologia pela UFBA e professora do Centro Universitário Internacional UNINTER.

MARCO ANTONIO FIGUEIREDO BALLESTER JR., Museólogo pela FEBAV e presidente do Conselho Regional de Museologia da 5ª

Região.

Mediação: ME. ANNA JULIACE, Museóloga pela UniRIO, Mestre em Patrimônio Geopaleontológico e 2º Tenente Museóloga da 5ª Região Militar.

25 de agosto (terça-feira), às 19h

Palestra: CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE ACERVOS

Palestrantes

ANA C. THOMÉ, licenciada em Educação Artística, especialista em conservação e restauração. Responsável pelo Setor da Reserva Técnica da EMBAP.

ME. EDSON FIALHO DE REZENDE, Historiador, Mestre em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável e Especialista em Cultura e Arte Barroca.

JULIANA ALBUQUERQUE, Museóloga, Conservadora e Restauradora de Bens Culturais, especialista em Gestão de Museus e Mestranda em Preservação de acervos de ciência e tecnologia.

Mediação: ME. VIVIAN BUSNARDO MARQUES, licenciada em Desenho, Mestre em Comunicação e Linguagens Midiáticas e

Especialista em Conservação de Obras sobre papel. Profª. do curso de Museologia da EMBAP.

26 de agosto (quarta-feira), às 19h

Palestra: JOGOS ELETRÔNICOS COMO POSSIBILIDADE DE EDUCAÇÃO MUSEAL

Palestrantes:

ME. FÁBIO MARCOLINO, produtor, jornalista e mestre em Design. Idealizador do RPG “Jaguareté: O Encontro”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR.

JOAQUIM SETIN, licenciado em Ciências Biológicas, mestrando em Bioética. Consultor educacional e de metodologias, desenvolvedor de jogos analógicos pedagógicos.

JORGE VALPAÇOS, Historiador, escritor e game designer membro do coletivo criativo Lampião Game Studio.

Mediação: DOUGLAS LENON, Bibliotecário, técnico em biblioteconomia e graduando em Museologia.

27 de agosto (quinta-feira), às 19h

Palestra e demonstração: FERRAMENTAS VIRTUAIS DE DIVULGAÇÃO DE ACERVOS

Palestrantes:

DRª. LUCIANA MARTINS, Historiadora, especialista em Museologia e Doutora em Educação, coordenadora do CECA-BR ICOM. Coordenadora de pesquisa do projeto Tainacan (UNB).

DAIANE ASSEN, desenvolvedora web, formada em Sistemas para Internet e graduanda em Museologia.

Mediação: ME. LUANA DAMIÃO, Museóloga e Mestre em Comunicação pela UFOP. Profª. do curso de Museologia da EMBAP.

28 de agosto (terça-feira), às 19h

Palestra: MUSEUS PÓS PANDEMIA E A VIRTUALIZAÇÃO DE ACERVOS E EXPOSIÇÕES

Palestrantes:

ME. CRISTINE PIESKE, Museu Oscar Niemeyer – MON. Graduada em Comunicação Social, especialista em Gestão Cultural e Mestre em

Relações Internacionais. Pós-graduada em Museologia pela Universidade Nova de Lisboa.

GISELLE DE MORAES, Museu Paranaense – MUPA. Licenciada em Artes Visuais, Dança e Teatro pela UNESPAR, gestora de Conteúdo

do MUPA.

DRª. JULIANE SERRES, Museu das Coisas Banais. Doutora em História pela UNISINOS, professora PPG em Memória Social e

Patrimônio Cultural UFPEL.

Mediação: DRª. MARIANA NOVAES, Museu de Arte da UFPR – MusA.

Bacharel em Museologia pela UNIRIO e Mestre em História, Território e Recursos Patrimoniais. Doutora em Museologia e Patrimônio pela UNIRIO.

SERVIÇO:

I Semana Acadêmica de Museologia do CAMBA

24 a 28 de agosto de 2020

Às 19h, via canal do Youtube –

https://www.youtube.com/channel/UCc2xE2HXQgXSztPjZ83KMoQ

Inscrições: https://www.semanademuseologia.com.br/

Evento gratuito

Fonte: Universidade Estadual do Paraná