Alunos de Museologia da Unespar promovem semana acadêmica virtual com palestrantes de todo o Brasil
Entre os dias 24 e 28 de agosto ocorre a I Semana Acadêmica de Museologia do curso de Bacharelado em Museologia da Universidade Estadual do Paraná. O evento será totalmente virtual, aberto ao público em geral e contará com participações de palestrantes de
diversos lugares do Brasil. O formato contempla uma palestra a cada dia, sempre às 19h, pelo canal do Camba no Youtube e emissão de certificado para os ouvintes, mediante inscrição pelo https://www.semanademuseologia.com.br/
O tema central do evento será “Práticas e ferramentas para uma Museologia democrática” e as palestras previstas trazem subtemas pertinentes à atuação ampla do museólogo em diversas frentes e mercados de trabalho. A ampliação do espaço físico e dos
acervos museais para o meio virtual também é assunto, sendo uma consequência quase natural da contemporaneidade, mas que envolve uma série de processos e cuidados.
A virtualização do evento tornou possível a participação de profissionais que atuam em São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Brasília e Curitiba. O mesmo se aplica ao público-alvo, que agora pode abranger estudantes de Museologia e demais interessados de
qualquer região do país. O evento é ainda uma oportunidade para vestibulandos que desejam conhecer melhor a área.
A Unespar é a primeira universidade do Paraná a oferecer a graduação presencial de Bacharelado em Museologia, sendo que a turma inaugural ingressou no curso em 2019.
A criação de cursos superiores de museologia e a busca por profissionais da área são consequências da regulamentação da profissão, da conceituação e ampliação das discussões sobre os temas da Museologia, assim como do surgimento exponencial de
espaços culturais, museus, acervos artísticos e documentais que buscam profissionalizar o seu trabalho e atender ao Estatuto dos Museus (Lei n° 11.904, de 14 de janeiro de 2009).
O evento é realizado pela museóloga e professora do curso de Museologia da EMBAP, Me. Luana Damião, pelo Centro Acadêmico de Museologia de Belas Artes – Unespar (CAMBA), Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) e Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR).
Programação
24 de agosto (segunda-feira), às 19h
Palestra: A PROFISSÃO DE MUSEÓLOGO
Palestrantes
DALVA PEREIRA, Museóloga pela UFOP, atua na área de projetos culturais.
ME. DANIELLY DIAS SANDY, Museóloga, Mestre em Museologia pela UFBA e professora do Centro Universitário Internacional UNINTER.
MARCO ANTONIO FIGUEIREDO BALLESTER JR., Museólogo pela FEBAV e presidente do Conselho Regional de Museologia da 5ª
Região.
Mediação: ME. ANNA JULIACE, Museóloga pela UniRIO, Mestre em Patrimônio Geopaleontológico e 2º Tenente Museóloga da 5ª Região Militar.
25 de agosto (terça-feira), às 19h
Palestra: CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE ACERVOS
Palestrantes
ANA C. THOMÉ, licenciada em Educação Artística, especialista em conservação e restauração. Responsável pelo Setor da Reserva Técnica da EMBAP.
ME. EDSON FIALHO DE REZENDE, Historiador, Mestre em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável e Especialista em Cultura e Arte Barroca.
JULIANA ALBUQUERQUE, Museóloga, Conservadora e Restauradora de Bens Culturais, especialista em Gestão de Museus e Mestranda em Preservação de acervos de ciência e tecnologia.
Mediação: ME. VIVIAN BUSNARDO MARQUES, licenciada em Desenho, Mestre em Comunicação e Linguagens Midiáticas e
Especialista em Conservação de Obras sobre papel. Profª. do curso de Museologia da EMBAP.
26 de agosto (quarta-feira), às 19h
Palestra: JOGOS ELETRÔNICOS COMO POSSIBILIDADE DE EDUCAÇÃO MUSEAL
Palestrantes:
ME. FÁBIO MARCOLINO, produtor, jornalista e mestre em Design. Idealizador do RPG “Jaguareté: O Encontro”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR.
JOAQUIM SETIN, licenciado em Ciências Biológicas, mestrando em Bioética. Consultor educacional e de metodologias, desenvolvedor de jogos analógicos pedagógicos.
JORGE VALPAÇOS, Historiador, escritor e game designer membro do coletivo criativo Lampião Game Studio.
Mediação: DOUGLAS LENON, Bibliotecário, técnico em biblioteconomia e graduando em Museologia.
27 de agosto (quinta-feira), às 19h
Palestra e demonstração: FERRAMENTAS VIRTUAIS DE DIVULGAÇÃO DE ACERVOS
Palestrantes:
DRª. LUCIANA MARTINS, Historiadora, especialista em Museologia e Doutora em Educação, coordenadora do CECA-BR ICOM. Coordenadora de pesquisa do projeto Tainacan (UNB).
DAIANE ASSEN, desenvolvedora web, formada em Sistemas para Internet e graduanda em Museologia.
Mediação: ME. LUANA DAMIÃO, Museóloga e Mestre em Comunicação pela UFOP. Profª. do curso de Museologia da EMBAP.
28 de agosto (terça-feira), às 19h
Palestra: MUSEUS PÓS PANDEMIA E A VIRTUALIZAÇÃO DE ACERVOS E EXPOSIÇÕES
Palestrantes:
ME. CRISTINE PIESKE, Museu Oscar Niemeyer – MON. Graduada em Comunicação Social, especialista em Gestão Cultural e Mestre em
Relações Internacionais. Pós-graduada em Museologia pela Universidade Nova de Lisboa.
GISELLE DE MORAES, Museu Paranaense – MUPA. Licenciada em Artes Visuais, Dança e Teatro pela UNESPAR, gestora de Conteúdo
do MUPA.
DRª. JULIANE SERRES, Museu das Coisas Banais. Doutora em História pela UNISINOS, professora PPG em Memória Social e
Patrimônio Cultural UFPEL.
Mediação: DRª. MARIANA NOVAES, Museu de Arte da UFPR – MusA.
Bacharel em Museologia pela UNIRIO e Mestre em História, Território e Recursos Patrimoniais. Doutora em Museologia e Patrimônio pela UNIRIO.
SERVIÇO:
I Semana Acadêmica de Museologia do CAMBA
24 a 28 de agosto de 2020
Às 19h, via canal do Youtube –
Inscrições: https://www.semanademuseologia.com.br/
Evento gratuito
Fonte: Universidade Estadual do Paraná