I Jornada Internacional de Filosofia, Arte e Estética da Unicamp

A I Jornada Internacional de Filosofia, Arte e Estética da Unicamp será realizada nos dias 20 e 27 de novembro e 04, 11 e 15 de dezembro, no canal do IFCH Unicamp no Youtube. Organizada pelo Grupo de Estudos em Estética e Teoria da Arte (Geeta) do Departamento de Filosofia do IFCH Unicamp, o encontro tem por objetivo debater novas problemáticas postas ao mundo das artes frente à emergência de debates sobre as diferentes vivências, experiências históricas e a luta dos mais diversos grupos e suas manifestações artísticas, antes invisibilizados por narrativas hegemônicas.

As inscrições estão sendo feitas no link https://geetagrupodeestudo.wixsite.com/inicio. Só serão emitidos certificados aos ouvintes que inscreverem-se previamente e que obtiverem 75% de presença ao longo do evento. A presença em cada mesa será contabilizada a partir de um formulário disponibilizado pelo chat do Youtube/ Facebook ao fim de cada palestra. Portanto, é de responsabilidade do participante acessar o formulário semanalmente para garantir o certificado ao final do evento como um todo.

Conferencistas e público são convidados a refletir sobre produções imersas em uma contemporaneidade com potencial de reconhecimento e expressão da diversidade, assim como de problematização da falta de representatividade de minorias, seja do ponto de vista da produção, da recepção ou da teorização da arte. Nesse sentido, propõe-se refletir como o mundo das artes pode criar ou nutrir debates sobre questões raciais, decoloniais, de gênero e de orientação sexual, que cada vez mais reivindicam seu lugar de fala e sua visibilidade. Seria possível pensar critérios rígidos para a estética e para a crítica de arte em meio a tal pluralidade? Como se dá a produção, o julgamento ou a teoria dessas obras atualmente? Seria preciso uma renovação teórica ou o abandono de critérios e concepções na esperança de outros serem inaugurados? Como contar a história dessas obras e dos artistas que as produzem? Como os críticos, os historiadores, curadores, artistas, filósofos podem lidar com os desafios da arte e de suas narrativas no presente?

Programação
20/11, às 17h – Abertura/Mesa 1
Tiago Mesquita (Doutor em filosofia pela USP, professor de história da arte, crítico de arte e curador)
Conferência: Anri Sala e o Universal Europeu
Irene Small (Prof.ª Dr.ª da Princeton University. Crítica e curadora de arte)
Conferência: From Comparative Art History to a Topology of the Weak Link

27/11, às 17h – Mesa 2
Renata Bittencourt (Coordenadora de educação do Instituto Moreira Salles e Doutora em História da Arte pela Unicamp)
Título da conferência a definir.

04/12, às 17h – Mesa 3
Renata Felinto (Prof.ª Dr.ª da Universidade Regional do Cariri, artista visual e educadora)
Título da conferência a definir.
Talita Trizoli (Pós-doutoranda do Instituto de Estudos Brasileiros, Doutora em Educação pela USP)
Título da conferência a definir.

11/12, às 17h – Mesa 4
Rachel Costa (Prof.ª Dr.ª da Escola de Belas Artes da UFMG e colaboradora do Programa de Pós-graduação em Artes da UEMG. Atua como crítica de arte e curadora)
Conferência: A experiência do “S” ou sobre como viver na diferença
Gilberto Sobrinho (Prof. Dr. do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação, no Instituto de Artes, da Unicamp. Atua nas áreas de Estudos da TV, Vídeo e Cinema)
Conferência: Abdias Nascimento e a pintura: o quilombismo como categoria estética.

15/12, às 14h – Mesa 5
Eduarda Neves (Prof.ª Dr.ª de Arte Contemporânea, Estética, Artes Visuais e Artes Performativas na Escola Superior Artística do Porto e curadora)
Conferência: “Se numa noite de Inverno”, a Estética
Michel Asbury (Prof. Dr. da University of the Arts London, historiador da arte, crítico e curador)
Título da conferência a definir.

Saiba mais em https://geetagrupodeestudo.wixsite.com/inicio

Fonte: Unicamp