I Encontro de Museus Indígenas de Pernambuco começa nesta quinta (13)

 

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife, sedia de 13 a 15 de dezembro, o I Encontro de Museus Indígenas de Pernambuco. O evento deve reunir cerca de 30 representantes de povos indígenas para a troca de saberes e relatos de suas experiências sobre organização e gestão de seus museus e espaços culturais.
 
Com o intuito de estimular práticas museais desses povos, bem como sua articulação em rede, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) está apoiando a participação de representantes dos pontos de memória Museu dos Jenipapo – Kanindé e Museu dos Kanindé, do Ceará; Museu Virtual dos Pataxó, da Bahia; e Museu Maguta, do Amazonas.
 
O encontro também pretende debater as ações de identificação e planejamento de processos de musealização desenvolvidas pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade e bacharelado em Museologia da UFPE junto a representantes dos povos indígenas de Pernambuco.
 
O evento também contará com a participação de representantes do Ibram/MinC, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Fundação Nacional do Índio (Funai), Fundação do Patrimônio Artístico e Histórico de Pernambuco (Fundarpe), professores e estudantes universitários.
 
O encontro será no Auditório do CFCH/UFPE na Cidade Universitária. Saiba sobre as inscrições e a programação detalhada do encontro http://museusindigenaspe.wordpress.com/.
 
Texto: Divulgação Pontos de Memória
 
Fonte: Ibram