História do café é retratada em exposição no Museu Histórico de Ribeirão Preto (SP)

 

Exp Raizes do Ouro Verde 4 foto João Carlos

A Secretaria de Cultura de Ribeirão Preto e o Museu do Café, em parceria com o Museu da Imagem e do Som apresentam a exposição de fotografias “Raízes do Ouro Verde”, no Museu Histórico e de Ordem Geral “Plínio Travassos dos Santos”, até o dia 8 de novembro. A entrada é gratuita.

“Raízes do Ouro Verde” é um mergulho na história do café, desde as plantações em que os escravos negros foram obrigados a debruçar as suas vidas até a xícara de café quentinha de todo dia.

A exposição conta com sete quadros em branco e preto, com fotografias de Vilson Palaro Junior. Para o fotógrafo, “Raízes do Ouro Verde” ajuda a entender a história de um ciclo de trabalho e de riqueza, que ajudou a formar a história de um povo. “Acima da história do café, é a história de tudo que cerca esse universo, principalmente das pessoas, com suas mãos marcadas pelo trabalho e pelo tempo”.

Além das fotos, a exposição conta também com um vídeo e alguns objetos do museu relacionados ao café, como: torrador, peneira, chaleira, bule, café em grãos, café moído, moedor de café – entre outros. O vídeo de aproximadamente 15 minutos apresenta depoimentos sobre o café, abordando o trabalho escravo e o imigrante.

Exp Raizes do Ouro Verde 5 foto João Carlos

SERVIÇO:
Exposição “Raízes do Ouro Verde”
Período: de 6/10 a 8/11
Local: Museu Histórico e de Ordem Geral “Plínio Travassos dos Santos” (Av. Prof. Zeferino Vaz, S/N – Campus da USP/RP-SP)
Horário de visitação: de terça a sexta das 09:00 às 16:00; sábados das 12:30 às 16:00; domingos das 09:00 às 16:00
Entrada: Gratuita