Projeto da Fundação Energia e Saneamento, responsável pela administração da Rede Museu da Energia, a mostra reúne, em uma linha cronológica, os marco do processo da evolução da indústria da energia elétrica, fundamental para o desenvolvimento econômico e social do Estado de São Paulo.
Por meio de paineis fotográficos e textos, pode se acompanhar o processo de implantação da energia, iniciado no final do século 19 com o capital oriundo da cafeicultura introduzida em terras do Vale do Paraíba e do oeste paulista. A exposição destaca, por exemplo, a construção de algumas das primeiras usinas hidrelétricas e a inauguração de iluminação pública em diversas cidades do Estado. Na cidade de São Paulo, o marco foi a chegada da Light, em 1900, que implantou as primeiras linhas de bonde elétrico do Brasil.
A partir da década de 1950, o Estado passou a ser o grande indutor do setor elétrico. Empresas foram estatizadas e outras de capital misto foram criadas. Esse cenário voltou a se modificar da década de 1990 quando várias estatais foram privatizadas e as empresas estrangeiras voltaram a operar no setor, sobretudo na distribuição de energia.
Descrição da exposição: