Fundo do Canadá para iniciativas locais recebe inscrições de projetos

A Embaixada do Canadá no Brasil lançou sua chamada anual de propostas para o Fundo do Canadá para Iniciativas Locais (CFLI), programa projetado para apoiar projetos de pequena escala e alto impacto, que se alinham com as áreas temáticas prioritárias de envolvimento da Global Affairs Canada.

O programa é direcionado a projetos concebidos e desenhados predominantemente por parceiros locais. Os projetos são selecionados e aprovados pela embaixada canadense no Brasil.

A contribuição média do CFLI é de $ 30 mil (aproximadamente, R$ 106 mil). Observe que todas as contribuições são feitas em dólares canadenses e depois convertidas para a moeda local.

Como aplicar

Todos os projetos devem ser concluídos entre a data de assinatura do Acordo de Contribuição e 28 de fevereiro de 2022. O prazo para envio é até as 23h59 de 29 de janeiro de 2021. As candidaturas apresentadas após este prazo não serão consideradas. As propostas devem ser enviadas eletronicamente para o seguinte e-mail: brslacfli@international.gc.ca.

Apenas as propostas que usam o formulário de inscrição designado e incluindo o documento de orçamento exigido serão consideradas.

Para obter mais informações sobre os tipos de atividades e custos elegíveis para financiamento do CFLI, consulte a lista de atividades e custos aprovados do CFLI.

As propostas de projetos, que devem ser preenchidas em inglês, francês ou português, devem responder explicitamente a todas as perguntas no formulário de inscrição do projeto CFLI, incluindo a análise necessária baseada em gênero. O orçamento do projeto proposto deve resumir as atividades propostas e os custos associados.

O processo de apresentação do projeto inclui duas etapas: os candidatos são convidados a enviar uma nota conceitual sobre o projeto proposto e um grupo de candidatos selecionados será contatado e convidado a apresentar uma proposta de projeto detalhada para a seleção final. Este aviso se refere à primeira etapa. As candidaturas serão avaliadas para aprovação de seus méritos por um comitê de seleção. Devido ao grande número de candidatos, apenas os aprovados serão contatados.

Para obter o formulário de inscrição ou em caso de dúvidas sobre o processo de inscrição, entre em contato pelo e-mail: brslacfli@international.gc.ca.

Organizações qualificadas para solicitar financiamento CFLI

Os destinatários qualificados incluem: Organização local, nacional ou comunitária (não governamental e sem fins lucrativos). A maior parte do financiamento do CFLI deve ser direcionada às organizações da sociedade civil local (incluindo organizações não governamentais) e outras instituições que trabalham em nível local. O CFLI está sempre procurando financiar projetos inovadores que entreguem resultados mensuráveis.

Prioridades temáticas

Todos os projetos devem produzir resultados concretos, tangíveis e duráveis e se alinhar com pelo menos uma das seguintes prioridades temáticas do CFLI: igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas; direitos humanos e dignidade humana (incluindo grupos vítimas de discriminação, como comunidades negras, indígenas, quilombolas e LGBTQ2 +, além de refugiados e migrantes); governança inclusiva, incluindo diversidade, democracia e estado de direito; meio ambiente e ação climática com foco na adaptação e mitigação; paz e segurança, com foco na prevenção de conflitos e na construção da paz; resposta urgente e direcionada em caso de desastres ou crises emergentes.

Todas as atividades propostas devem respeitar as medidas de segurança implementadas no contexto da pandemia da COVID-19 e considerar a possibilidade de medidas mais restritivas.

Análise baseada em gênero

Em 2017, o Canadá adotou sua Política Feminista de Assistência Internacional para promover a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas como a forma mais eficaz de reduzir a pobreza e construir um mundo mais inclusivo, pacífico e próspero. Em alinhamento com esta política, o processo de aplicação do projeto CFLI agora requer uma análise baseada em gênero (GBA). O objetivo desta mudança é melhorar os resultados da igualdade de gênero do programa CFLI.

Um GBA exigirá que os candidatos considerem como mulheres, meninas, homens e meninos são afetados de maneira diferente pelo problema que seu projeto visa a resolver, garantindo, ao mesmo tempo, que o projeto não cause danos; consultar mulheres e/ou meninas no desenvolvimento de sua proposta de projeto e garantir que as opiniões dessas mulheres e/ou meninas informem a concepção do projeto.

Observe que as consultas podem incluir, mas não estão limitadas a falar com mulheres e meninas da comunidade local, mulheres e outros indivíduos que trabalham para organizações da sociedade civil que trabalharam na comunidade local e tomadores de decisão de mulheres e homens que têm conhecimento da comunidade local.

A conclusão inadequada de um GBA pode afetar a consideração de sua proposta.

Para mais informações, acesse aqui.

Fonte: Governo do Canadá