Fundação Pró-Memória prepara palestras e oficinas sobre fotografia

Estão abertas as inscrições para palestras e oficinas, promovidas pela Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul, como parte da programação paralela, intitulada Retrato falado, da exposição ID: Retratos Contemporâneos, em cartaz na Pinacoteca Municipal. Os encontros ocorrerão no Espaço Cultural – Casa de Vidro (Praça do Professor – altura do n° 1.111 da Avenida Goiás).

Em todas as quartas-feiras do mês de agosto (dias 5, 12, 19 e 26), das 19h30 às 22h, serão promovidas palestras com temas relacionados à fotografia. São eles: Retratos Contemporâneos – Falando de si, falando do outro; A luz. Histórico – A câmara e seus controles; Para além do Moderno – A acumulação como valor e Digital – Instagram.

Já aos sábados (dias 8, 15, 22 e 29), das 9h às 12h, serão realizadas oficinas com o fotógrafo da Fundação Pró-Memória, Antonio Reginaldo Canhoni, com a coordenadora da Pinacoteca Municipal e fotógrafa, Neusa Schilaro Scaléa, e com a curadora da mostra ID, Elly Rozo Ferrari. Responsável pelo setor educativo do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB – USP), Elly é formada em artes pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, é mestre pela Escola de Artes e Comunicação da USP e doutora pela Faculdade de Educação da mesma universidade. O tema das oficinas será Laboratório fotográfico químico – Criação e ampliação.

São oferecidas 50 vagas para as palestras e 20 para as oficinas. As inscrições são livres e gratuitas e podem ser realizadas pelo telefone 4223-4780 ou pelo email eventos@fpm.org.br.

A exposição – Com curadoria de Elly Rozo Ferrari, a exposição ID: Retratos Contemporâneos tem como objetivo trabalhar os significados de identidade, identificação e demais conceitos dos retratos contemporâneos a partir de parcerias com o setor educativo da Pró-Memória e com os fotógrafos Wilson Rodrigues e Nario Barbosa. Considerando as fotografias de Mário de Andrade das décadas de 1920 e 1930, Rodrigues e Barbosa fazem aproximações com a produção fotográfica contemporânea, dissolvendo as fronteiras entre fotógrafos, curadores e educadores.

Novidade – Em consonância com o tema abordado em ID: Retratos Contemporâneos, a Fundação Pró-Memória criou uma conta da mostra no aplicativo de fotos Instagram, na qual serão postadas imagens da exposição, como flagras da montagem e de visitas. O público também é convidado a participar postando uma foto de sua visita por meio do @idretratoscontemporaneos ou da #exposicaoid. Imagens postadas pelos frequentadores serão impressas e farão parte da exposição no decorrer do período de visitação.

Fonte: Fundação Pró-Memória