Fundação Cultural Ema Gordon Klabin – Museólogo(a)

A Fundação Cultural Ema Gordon Klabin é uma instituição cultural sem fins lucrativos, sediada na cidade de São Paulo, declarada de utilidade pública, criada para conservar, pesquisar e divulgar a casa, a coleção de arte e a memória da colecionadora Ema Klabin, bem como para promover e divulgar atividades de caráter cultural, artístico e científico.

Aberta ao público desde 2007, a Fundação promove um número crescente de ações que, além da visitação regular, incluem a conservação e pesquisa do acervo, visitas escolares, cursos, palestras (realizadas por meio de parceria com o Departamento de História da Arte da Unifesp), apresentações musicais, exposições, publicações e encontros entre profissionais de museus.

Atividades: Consolidar a política de conservação da Coleção Ema Klabin, implantando rotinas de conservação preventiva e higienização; Indicar e acompanhar as ações de restauração cabíveis; Acompanhar a formalização, elaboração de laudos e demais ações requeridas para o empréstimo de obras e o recebimento de obras em comodato; Supervisionar a montagem de exposições na Fundação; Atualizar as bases de dados da coleção e arquivo da Fundação Ema Klabin e acompanhar o registro fotográfico da coleção; Atualizar os cadastros da Fundação junto ao SISEM-SP, IBRAM, ICOM e DEMHIST e dar apoio às demandas de pesquisa interna e externa sobre a coleção e o arquivo.

Requisitos: Formação em Museologia (com registro no Corem) e experiência comprovada (de, no mínimo, dois anos) em conservação preventiva e higienização de acervos.

Conhecimentos: Processos e normas de gestão e documentação de acervos: descrição, catalogação, banco de dados, digitalização;

Procedimentos e planejamento de conservação preventiva em acervos: manuseio, acondicionamento/embalagem, movimentação, montagem de exposições, gestão de reservas técnicas; Procedimentos e planejamento de tratamentos de conservação e restauro de obras de acervos: protocolos, métodos, materiais, exames e análises científicos, redação de laudos, pareceres e relatórios. Habilidades e Competências: Planejamento e gestão; Pró-atividade, organização e atenção aos detalhes; Dinamismo, capacidade de lidar com múltiplas tipologias de acervo e demandas; Bom relacionamento interpessoal e trabalho em equipe.

Contrato de trabalho: Regime CLT

Carga horária: 40 horas semanais

Benefícios: Vale refeição, Vale alimentação, Vale transporte Plano de saúde, Cartão Sesc, Cartão institucional ICOM, para participação em congressos e viagens internacionais.

Processo seletivo: inscrições pelo site da Fundação até o dia 12/10/2020.