O SISEM-SP atua ativamente na formação dos profissionais de museus do Estado de São Paulo. Em parceria com os museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, ações como cursos de capacitação, estágios técnicos, oficinas, palestras e cursos à distância são desenvolvidas ao longo de cada ano.

De 2011 a 2020, foram realizadas mais 350 ações formativas, atingindo um público superior a 6.000 pessoas.


Asteca

As Ações de Assessoramento Técnico e Capacitação – ASTECAs são iniciativas que visavam à articulação entre ações de assessoria técnica a instituições museológicas paulistas e ações de qualificação profissional de sua equipe, por meio de atividades relacionadas a temas específicos da Museologia.

Unindo conteúdos teóricos e atividades práticas, as ASTECAs tinham como objetivo contribuir para o intercâmbio de experiências profissionais e permitir a atuação dos participantes como agentes diretos no desenvolvimento técnico e institucional do museu que sediar a ação. 


Curso de Capacitação para Museus

Os Cursos de Capacitação para Museus foram ações formativas de médio prazo que tinham como objetivo principal instrumentalizar profissionais de museus em áreas estratégicas como Processos Museológicos, Elaboração de Projetos, Documentação, Expografia, Direitos Autorais, Comunicação Institucional e Ação Educativa.


Educação a distância

Realizado entre 2011 e 2015, o curso de ensino a distância “Introdução ao Trabalho em Museus” foi uma parceria do SISEM-SP com a ACAM Portinari e a Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp). A curso visa introduzir os profissionais no conjunto de trabalhos desenvolvidos em museus, ampliando sua atuação colaborativa nas instituições.


Estágio técnico

Os estágios técnicos são ações de formação imersivas. Por meio de estágios em museus sede, os participantes têm contato com as rotinas técnicas da instituição, instrumentalizando-se para solucionar problemas e qualificar os serviços prestados em seus locais de trabalho.


Oficinas

As oficinas são ações de curto prazo desenvolvidas pelo SISEM-SP em parceria com os museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Voltadas para a capacitação técnica, esta ação aborda os temas mais frequentes da museologia por meio de apresentações teóricas e atividades práticas, contribuindo para a especialização do trabalho dos profissionais de museus.


Palestras

As palestras são ações de formação desenvolvidas pelo SISEM-SP em parceria com os museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Curtas e direcionadas, as palestras focam em temas específicos da museologia, proporcionando discussões dinâmicas e o intercâmbio de experiências.