Focado em ritmos brasileiros como frevo, samba e choro, Rogério Botter Maio se apresenta no museu

Inspirado no disco Birth of the Cool, de Miles Davis & Gil Evans, Rogério Botter Maio estreia seu show acompanhado por um noneto no terraço do Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. A apresentação acontece no dia 1º de maio, às 11h, e faz parte do projeto Música no MCB, que acontece todos os domingos, com entrada gratuita. Integram o show canções como “Vatapá” (Dorival Caymmi), “Berimbau” (Baden Powell e Vinícius de Moraes) e “Água de beber” (Tom Jobim e Vinícius de Moraes).

Com foco nos ritmos brasileiros – frevo, ijexá, samba, choro entre outros – o repertório revisita a obra do compositor e arranjador Rogério Botter Maio, com arranjos do cancioneiro popular brasileiro escritos especialmente para o projeto. Além de Rogério, no contrabaixo, o noneto é formado por Rubinho Antunes (trompete), César Roversi (sax alto/flauta), Zafe Costa  (sax barítono/flauta), Abdnald Santiago (trombone), Victor Prado (trompa), Dante Capacla (tuba), Fábio Leandro (piano) e Ramon Montagner (bateria).

Ainda em maio, serão atrações do projeto Música no MCB:

Dia 08 – OABAND
Criada em 2007 pelo Dr. Umberto Borges D’Urso, a OABAND, Big Band formada por advogados da OAB de São Paulo, apresenta um repertório que passa pelo jazz, MPB, rock brasileiro e música romântica, sob a regência do maestro José Antunes da Silva Filho.

Dia 15 – Duodelá
Os compositores e virtuoses Vitor Lopes (harmônica) e Emiliano Castro formal (violão de 7 cordas) lançam o seu primeiro álbum, “Duodelá”, em show no MCB. Com uma vocação fundamental para os ritmos brasileiros e a improvisação, a dupla amplia suas composições com influências da música celta, erudita, do flamenco e ritmos da África e América Latina.

Dia 22 – Ricardo Baldacci
O cantor e guitarrista paulistano, Ricardo Baldacci, apresenta “Brothers in Swing”, o seu mais recente trabalho em tributo à família Pizzareli. Sob as influências de Nat King Cole, Frank Sinatra e John Pizzarelli, ele apresenta em seu repetório clássicos do jazz e lidera o “drumless trio”, acompanhado de piano e contra-baixo.

Dia 29 – Conrado Paulino Quarteto
Conrado Paulino Quarteto lança o novo CD, “Quatro Climas”, que une o balanço brasileiro, a linguagem e harmonia do jazz e a energia da improvisação, resultando em arranjos surpreendentes e empolgantes, cheios de brasilidade e sofisticação.

Sobre o projeto Música no MCB
Com edições contínuas desde 1999, o projeto Música no MCB pôde ser visto por mais de 230 mil pessoas, que tiveram acesso gratuito a shows de grupos como Pau Brasil, Zimbo Trio, Projeto Coisa Fina, Orquestra Bachiana Jovem, Grupo Aum, Mawaca e Traditional Jazz Band, entre outros. As apresentações, que acontecem em palco montado no terraço do Museu da Casa Brasileira entre os meses de março e dezembro, reúnem cerca de 400 espectadores a cada domingo.

Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira (MCB) dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação contempla exposições temporárias e uma agenda com base em debates, palestras e publicações que contextualizam sua vocação focada na arquitetura e no design, o que contribui na formação de um pensamento crítico em temas diversos como urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre as inúmeras iniciativas do MCB, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal reconhecimento do segmento no país, realizado desde 1986, e o projeto Casas do Brasil, cujo objetivo é resgatar e preservar a memória sobre a diversidade do morar do brasileiro.

Música no MCB

MAIO
01.5 – Rogério Botter Maio com Noneto
08.5 – OABAND
15.5 – Emiliano Castro e Vitor Lopes
22.5 – Ricardo Baldacci
29.5 – Conrado Paulino Quarteto

Dia e Horário: Domingo, 11h.
Entrada gratuita
Local: Museu da Casa Brasileira
Av. Faria Lima, 2.705 – Jd. Paulistano
Tel.: (11) 3032.3727

VISITAÇÃO
De terça a domingo, das 10h às 18h.
Ingressos: R$7 (inteira) e R$3,50 (meia-entrada). Grátis para crianças até 10 anos e maiores de 60 anos. Gratuito aos sábados, domingos e feriados.
Acesso a pessoas com deficiência / Bicicletário com 40 vagas.
Estacionamento pago no local.

Visitas orientadas: (11) 3026.3913 / agendamento@mcb.org.br
www.mcb.org.br

Fonte: Museu da Casa Brasileira | Núcleo