Festival FILEALIVE tem programação sobre os desafios do arquivamento de mídia arte, mapeamento e interconexão de metadados

Nos dias 29, 30 e 31 de março o Festival FILEALIVE contará com profissionais e pesquisadores que se dedicam às áreas de memória digital, preservação do patrimônio cultural e tecnologia da informação, presentes em seis mesas redondas, apresentando estudos de caso, exemplos de arquivos e estratégias de conservação para acervos que visam à difusão livre e à proteção de coleções de arte e tecnologia.

Clique aqui e faça sua inscrição para participar.

O evento se destina à exploração de temas focados nos desafios impostos pelo processo de arquivamento de mídia arte, mapeamento e interconexão de metadados. A partir dos resultados obtidos nos encontros, será produzido e publicado um Relatório Branco com as principais reflexões levantadas pelos profissionais especializados. As sessões serão transmitidas ao vivo e o acesso será gratuito.

Realizado pela organização cultural independente sem fins lucrativos FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, o projeto FILEALIVE / ARQUIVOVIVO foi contemplado pelo EDITAL PROAC EXPRESSO LAB com a finalidade de apoiar a “Produção e Realização de Festival de Cultura e Economia Criativa com Apresentação Online”. Este tipo de apoio cultural tem desempenhado um papel importante no FILE desde sua fundação no ano 2000.

Confira programação:

29/03, 14h – Exemplos de Arquivos Híbridos

Participantes

Christina Radner – Pesquisa & Produção, Arquivo | Ars Electronica

Manuela Naveau – PhD, Professora de Critical Data / Interface, Cultures | Art University Linz, Curadora | Ars Electronica Linz

Morgane Stricot – Conservadora de Mídia Arte e Arte Digital | ZKM

Oliver Grau e Wendy Coones- Donau-Universität, Archive of Digital Art – ADA

Moderação

Rejane Cantoni – Artista

16h – Estudos de Caso Arquivo como Instituição Patrimônio Cultural Digital

Participantes

Isabelle Arvers – Artista, Crítica de Arte e Curadora| Art Games World Tour

Ricardo Dal Farra – PhD, Artista e Professor | Concordia University, CEIARTE-UNTREF

Tania Aedo – Coordenadora Cátedra Max Aub | UNAM

Moderação

Rejane Cantoni – Artista

30/03, 14h – Conservação de Obras de Arte que Dependem de Tecnologia

Participantes

Annet Dekker- Professora Assistente de Estudos de Mídia:

Estudos de Arquivo e Informação | UvA ; Professora Visitante e Co-diretora do Centre for the Study of the Networked Image | LSBU

Pieter Tjabbes – Diretor | Art Unlimited

Tamiko Thiel – Artista

Moderação

Magali Melleu Sehn – PhD, Conservadora-Restauradora de Arte Contemporânea, Professora Associada | UFMG

16h – Arquivo como Instituição

Participantes

Bonnie Mitchell – Professora de Arte Digital | Bowling Green

State University; Artista e Co-Directora |SIGGRAPH Art Show Archive and ISEA Symposium Archives

Janice Searleman – Professora, Pesquisadora Adjunta de Ciência da Computação / Departamento de Ciência da Computação | Clarkson University

Paula Perissinotto – Co-fundadoraeCo-organizadora|FILEFESTIVAL

Wim van der Plas – Sociólogo, Co-fundador e Arquivista | ISEA

Moderação

Rejane Cantoni – Artista

31/03, 14h – O Que Arquivar? Demandas e Princípios da Memória Digital

Participantes

Dalton Martins – Coordenador do projeto Tainacan | UnB

Gabriel Bevilacqua – Conselheiro | ICOM Brasil; Professor do Museum Studies Program | Johns Hopkins University; Coordenador de Acervo | aarea.co

Giselle Beiguelman – Artista e Professora Livre-docente | FAU-USP

Pablo Gobira – PhD, Professor do PPGArtes | UEMG; PPGOC| UFMG

Moderação

Silvia Laurentiz – PhD, Artista, Coordenadora do Grupo Realidades, Professora Associada | USP

16h – Patrimônio Cultural Digital

Participantes

Érica Azzellini -Gerente de Comunicações| Wiki Movimento Brasil

Leno Veras – Gerente de Pesquisa e Documentação| MAM Rio

Tânia Rodrigues – Enciclopédia virtual | Itaú Cultural

Moderação

Silvia Laurentiz – PhD, Artista, Coordenadora do Grupo Realidades, Professora Associada | USP