Fespsp abre pós-graduação em “Gestão de acervos Museológicos”

A Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fespsp) abriu inscrições para um novo curso de pós-graduação em “Gestão de Acervos Museológicos”.
Serão 18 meses de aulas, sempre aos sábados, das 8h30 às 12h e das 13h às 17h. As inscrições devem ser feitas AQUI.
Após efetuar a inscrição, o candidato deverá comparecer na apresentação do curso com o coordenador, conforme uma das datas a seguir:
  • 13/12/2017 – 19h;
  • 27/01/2018 – 10h;
  • 22/02/2018 – 14h;
  • 09/03/2018 – 14h;
Importante: no ato da inscrição, o candidato escolherá a data que deseja participar. A participação não é requisito para a matrícula no curso.
As disciplinas do curso incluem museologia geral; gestão e política de acervos; comunicação museológica; planejamento, organização e administração de instituições museais; políticas de conservação preventiva em museus; instituições, artefatos e produção cultural; diálogos abertos de tecnologia; e arquivos, bibliotecas e centros de documentação e memória em museus.
São Paulo é o Estado brasileiro com o maior número de museus de todo Brasil, contando com mais de 400 instituições voltadas para a preservação de nosso patrimônio e tradições. Sendo um campo de atuação multidisciplinar e diante desse número expressivo, os cursos voltados para a formação de profissionais para atuar nas instituições museológicas não dão conta de atender à demanda existente.
Nesse sentido, o Curso Gestão de Acervos Museológicos visa a fornecer conteúdo teórico, conceitos e fundamentos da Museologia em geral e a discutir processos e procedimentos habituais aplicados nas instituições museológicas, baseando-se na interdisciplinaridade com outras áreas de conhecimento.
Fonte: Fespsp