Férias: Museu Catavento oferece atrações especiais para toda a família durante o mês de janeiro

Exposições temporárias, espetáculos e oficinas fazem parte da programação

Durante todo o mês de janeiro, o Museu Catavento oferecerá uma programação especial com diversão e informação para todas as idades.

Além do acervo fixo, o espaço receberá as exposições temporárias “Wunderschon: as maravilhosas viagens de Arabella e Irani” e “É Vital”; Espetáculos de mágica e “Show da química”; Oficinas “Light Painting”, “Bolhas de Sabão Gigantes”, “Espaço BIC”, “Bonecas Abayomi”, “Tintas naturais”; “Mini terrário”, além de Espaço Maker com as atividades “Drone’s experience”, “Oficina Kriar”, “Fusca Arduíno” e “Educação financeira”. Confira:

Exposições temporárias:

Wunderschon: as maravilhosas viagens de Arabella e Irani

Em homenagem aos 250 anos de Alexander von Humboldt, a Embaixada da República Federal da Alemanha e o Instituto Martius-Stadem em parceria com o Museu Catavento, apresentam exposição sobre a importância e influência de Humboldt para os viajantes alemães no Brasil. Na exposição composta por 20 painéis, duas personagens, a arara-azul Arabella e a menina indígena Irani, conduzem o público por uma viagem no tempo, começando com Hans Stadem até Spix &Martius, Rugendas e outros viajantes pesquisadores.

Até 31 de janeiro, ao longo do dia

Local: Sala Multiuso – Piso Superior

 É Vital

O corpo humano é uma estrutura complexa, composta por trilhões de células, que, trabalhando juntas, permitem que os humanos sobrevivam e se reproduzam. Da mesma forma, laboratórios também são estruturas complexas, compostos por centenas de equipamentos trabalhando juntos para o desenvolvimento da pesquisa. Algumas pessoas, por ofício, podem contemplar, com detalhe, o corpo humano, entender como cada órgão exerce sua função e como são organizados. Ao olhar de perto, percebem que da mesma maneira que o espelho reflete a diversidade de cada ser, os órgãos refletem uma diversidade de características que os tornam únicos.

Em parceria com o Instituto Butantã por meio do CENTD (Centre of Excellence in New Target Discovery), o Museu Catavento exibirá a exposição “É Vital!”, compartilhando a beleza da diversidade que cada órgão apresenta. A exposição faz uma analogia entre os órgãos vitais e alguns equipamentos (também vitais) que se encontram nos laboratórios e não podem ser facilmente acessados. As fotos exibidas são parte de um árduo e minucioso trabalho dos cientistas do CENTD, com o objetivo maior de ultrapassar as fronteiras dos laboratórios e promover o avanço da pesquisa científica. Este trabalho proporciona novas possibilidades de prevenção, diagnóstico e tratamento de inúmeras doenças, contribuindo sempre para a continuidade desse fenômeno maravilhoso que é a vida!

Até 31 de janeiro, ao longo do dia

Local: Claustro ala 1

Espetáculos:

Mágicas

Com o intuito de oferecer atividades diferenciadas ao público durante o período de férias escolares, realizaremos no auditório espetáculos de mágicas. Atividade tradicional de férias e esperada pelos visitantes, as apresentações de ilusionismo poderão ser apreciadas em duas apresentações diárias. Além de entretenimento, os espetáculos de mágicas e ilusionismos abordarão aspectos da ciência, tais como química, física, ilusão de ótica e outros.

Até 19 de janeiro, às 13h e 15h

Local: Auditório

Show da Química

A Química nunca foi tão divertida!! A equipe de cientistas do Ciência Divertida fará demonstrações espetaculares, com resultados inesperados. Adultos e crianças descobrirão o que são polímeros e a sua importância e aplicação no dia a dia, compreenderão as diferenças de estado da matéria “ouvindo” o resultado de uma surpreendente mudança de estado, descobrirão o mundo das cores mágicas dos ácidos e das bases, explorarão o mundo das reações químicas descobrindo o que são catalisadores e entenderão o comportamento do vento.

De 21 a 26 de janeiro, às 15h

No sábado, 25 de janeiro, haverá duas sessões, às 13h e 15h

Local: Auditório

Oficinas:

Light Painting

Descubra mais sobre essa técnica de fotografia e tire fotos surpreendentes e criativas.

Até 26 de janeiro, várias sessões ao longo do dia

*Necessário retirar senhas na bilheteria

Local: Estúdio TV

Bolhas de Sabão Gigantes

A oficina proporciona uma experiência divertida e criativa no preparo diferenciado na solução de bolhas com o uso de raquetes artesanais com barbante e madeira. O objetivo da oficina é proporcionar a participação inclusiva de todos os visitantes com o espaço e principalmente o despertar da criatividade da nova infância. Para todos os públicos, crianças acompanhadas pelo responsável.

Até 19 de janeiro, às 11h, 12h, 14h e 15h

*Retirada de senhas no local da atividade

Local: área externa – grande árvore

Espaço Bic

Com apoio da empresa Bic, em uma sala de aula cenográfica, os participantes poderão participar de oficinas de “lettering”, “slime”, aulas de desenho e ilustração e esculturas com MDF. Oficinas para crianças – acompanhadas pelos pais ou responsáveis.

Até 9 fevereiro – várias sessões ao longo do dia   

*Retirada de senhas no local da atividade

Local: Claustro ala 2

Bonecas Abayomi

Bonecas Abayomi são pequenas bonecas negras, feitas de pano e sem costura alguma, apenas com nós ou tranças. A boneca foi criada para as crianças, jovens, adultos na época da escravidão, onde eram confeccionadas com pedaços de saias, único pano encontrado nos navios negreiros, para acalmar e trazer alegria para todos. Legados da cultura africana, essas bonecas são consideradas como amuletos até hoje.

Até 26 de janeiro, várias sessões ao longo do dia   

*Retirada de senhas no local da atividade

Local: Claustro ala 3

Tintas Naturais

Consiste no preparo de tintas naturais pelos visitantes por meio da extração de pigmentos dos legumes, vegetais e temperos, será feito um processo sem agressão ao meio ambiente e simples, utilizando materiais de fácil acesso, essa oficina tem como foco desenvolver conteúdos e habilidades de produção de tintas naturais, com uma visão transdisciplinar. Haverá explicação histórica e melhor forma de aplicação, utilizando a linguagem da pintura com um olhar ecológico dando ao participante liberdade para exercer a criatividade. O objetivo da oficina é atingir o público infantil e deficiente intelectual. Estimular os sentidos sensoriais, criatividade e reciclagem, possibilitando o conhecimento dos elementos naturais e suas texturas, reutilizando materiais que são descartáveis no nosso dia a dia.

De 21 a 31 de janeiro, às 11h, 12h, 14h e 15h

*Retirada de senhas no local da atividade

Local: Claustro ala 3

Mini Terrário

A oficina demonstrará como construir um ecossistema em escala reduzida, dentro de um ambiente lacrado. Ao término da oficina, cada participante levará o próprio terrário construído. Livre para todas as idades, crianças acompanhadas pelos responsáveis.

Até 31 de janeiro, várias sessões ao longo do dia

*Retirada de senhas no local da atividade

Local: Claustro ala 3

Corrida das Abelhas Operárias

A oficina vai ensinar aos participantes o que é a polinização e como ela acontece. A partir de 6 anos acompanhado com responsável.

Até 19 de janeiro, às 10h, 11h, 12h, 14h, 15h e 16h

*Retirada de senhas no local da atividade

Local: Claustro ala 3

Número de participantes: 16 pessoas por sessão.

Exército das Frutas

O público colocará os alimentos nas cores correspondentes em um prato: o que tem vitamina e faz crescer; o que dá energia para correr; o que devo prestar atenção antes de comer? Depois da brincadeira, os participantes montarão sua própria “amiga fruta” para levar para casa. A partir de 4 anos acompanhado com responsável.

De 21 a 26 de janeiro, às 10h, 11h, 12h, 14h, 15h e 16h                         

*Retirada de senhas no local da atividade

Local: Claustro ala 3

Número de participantes: 26 pessoas por sessão.

Aromas, cores e sabores

Nesta oficina o público vai aprender sobre quem são os polinizadores e como podemos contribuir para que eles tenham alimentos. Além de fazer o plantio em um vaso personalizado por eles mesmos. A partir de 4 anos, acompanhado por responsável.

De 28 a 02 de fevereiro, às 10h, 11h, 12h, 14h, 15h e 16h

*Retirada de senhas no local da atividade

Local: Claustro ala 3

Número de participantes: 26 pessoas por sessão.

Espaço Maker:

Drones’s Experience

Com a rápida evolução tecnológica aumentam também as necessidades educacionais das novas gerações, os drones representam uma parte importante dessa evolução que estamos vivendo. E com o objetivo de aproximar os visitantes dessas novas tecnologias, o Drone´s Experience foi pensando com o objetivo de proporcionar aos visitantes uma experiência de operação do uso de drones. Além disso, no espaço faremos uma pequena exposição com diferentes modelos onde o visitante terá contato com essa ferramenta de grande potencial para ciência em geral.

De 28 de janeiro a 02 de fevereiro, várias sessões ao longo do dia   

*Retirada de senhas no local da atividade

Local: Claustro ala 1 – anexo

Oficina Kriar

Os participantes irão confeccionar o jogo labirinto com materiais recicláveis. O objetivo é inspirar e promover nos participantes a oportunidade de conhecerem a cultura maker por meio da experimentação prática que a aprendizagem criativa proporciona.

Até 19 de janeiro, várias sessões ao longo do dia    

*Retirada de senhas no local da atividade

Local: claustro ala 1 – anexo

Fusca Arduíno

Com esta atividade ‘mão na massa’, a partir de ferramentas simples e de fácil manuseio, os participantes terão um primeiro contato com a eletrônica e a programação, aprendendo elementos teóricos e práticos como: solda, funcionamento de leds, circuitos elétricos montados com diferentes materiais e uma experiência de programação com a placa ‘arduino’. Os participantes levarão para casa seu fusquinha em MDF, programado! Classificação 10 anos, as crianças devem estar acompanhadas pelos responsáveis.

De 21 a 26 de janeiro, várias sessões ao longo do dia

*Retirada de senhas no local da atividade

Local: claustro ala 1 – anexo

SERVIÇO:

Férias no Museu Catavento

Onde: Palácio das Indústrias – Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/no (Av. Mercúrio), Parque Dom Pedro II, Centro – São Paulo/SP.

Telefone: (11) 3315-0051

Quando: terça a domingo, das 9h às 17h (bilheteria fecha às 16h).

Quanto: R$ 10 e R$ 5 meia-entrada para estudantes, idosos e portadores de deficiência. Entrada gratuita às terças-feiras.

Idade mínima para visitação: recomendado para crianças a partir de sete anos.

Como chegar: www.cataventocultural.org.br/mapas.asp

Acesso por transporte público: estação de metrô Pedro II e terminal de ônibus do Parque Dom Pedro II.

Estacionamento: R$ 15 até 4 horas (para visitantes do museu). Adicional por hora: R$ 5,00 (capacidade para 200 carros). Ônibus e vans: R$ 30,00. Adicional por hora: R$ 10,00.

Infraestrutura: acesso para pessoas com deficiência locomotora.

 Fonte: Museu Catavento