FAU-USP recebe Seminário Internacional

De 1 a 5 de outubro, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), recebe o seminário internacional “Futuros Possíveis: Arte, Museus e Arquivos Digitais”. Futuros Possíveis discute temáticas emergentes no campo da preservação do patrimônio artístico e cultural, reunindo especialistas de renome internacional da área de conservação de arte digital e de digitalização de acervos.

A crescente produção artística com meios digitais e eletrônicos demanda a elaboração de procedimentos específicos para a preservação da memória de bens culturais que além de efêmeros, implicam novas tipologias e formas de processamento, diferentes dos modelos de catalogação das coleções museológicas existentes.
 
O simpósio visa contribuir com esse debate, combinando discussões sobre metodologias de preservação de obras digitais, com análises de formatos curadoria de informação.
 
Outra questão que merece destaque é o fato desse simpósio discutir também questões relacionadas aos processos de informatização e digitalização das informações sobre acervos, problema que vem se tornando cotidiano nos museus e que carece de uma discussão aprofundada e crítica no Brasil.
 
Merece relevo, ainda, assinalar que o simpósio Futuros Possíveis confronta essas questões com a necessidade de discutir os aspectos políticos e ideológicos das novas tecnologias de armazenamento. 
 
Entre outros convidados, participam do Simpósio: Christiane Paul, curadora de Novas Mídias do Museu Whitney de Nova York, Gerfried Stocker (diretor artístico do ars electronica, Áustria), Arianne Vanrell (Museu Reina Sofia), Rudolf Frieling (ex-curador do ZKM e curador de Novas Mídias do MoMA de São Francisco), Monika Fleischmann & Wolfgang Strauss (netzspannung.org), Patricia Canetti (Canal Contemporâneo), Gilbertto Prado (ECA -USP), Daniela Kutschat (FAU-USP), Renata Motta (Sec. Estado da Cultura de São Paulo) e Andre Stolarski (Fundação Bienal de S. Paulo).  
 
Serviço: 
Data: 1 a 5/10/2012
Local: FAU-USP – Cidade Universitária, Auditório