Falando de curadoria na Fundação Pró-Memória

A Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul promoverá na próxima terça-feira (12/5), a partir das 19h, a palestra Falando de curadoria. O evento ocorrerá na Pinacoteca Municipal (Av. Dr. Augusto de Toledo, n° 255, Bairro Santa Paula).

A partir da década de 1960, o termo curador torna-se usual para designar as funções do profissional que produz exposições. Com o passar do tempo, suas funções se ampliam. O objetivo da palestra é abordar os principais motivos pelos quais são produzidas mostras, uma vez que a obra de arte é uma proposta e uma ação bem resolvida. Desta forma, a curadoria também deve resolver questões e ter propostas. O encontro também trará relatos de diversas experiências na área, e as soluções expográficas encontradas em cada caso.

A palestrante Neusa Schilaro Scaléa é coordenadora da Pinacoteca de São Caetano. Formada em educação infantil pela Faculdade de Pedagogia Stella Maris e em história da arte pelo Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, tem especialização em museus de arte pelo Departamento de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo (MAC – USP). Atua na curadoria de exposições de artes plásticas, visuais e históricas. São oferecidas 50 vagas. As inscrições são livres e gratuitas, e podem ser feitas pelo email eventos@fpm.org.br ou pelo telefone 4223-4780 até o dia da palestra.

Fonte: Comunicação Fundação Pró-Memória