Fachada do Museu Casa da Xilogravura é patrimônio histórico de Campos do Jordão

A fachada da casa onde está instalado o Museu Casa da Xilogravura de Campos do Jordão foi tombada e, agora, faz parte do patrimônio histórico e cultural da cidade.

O local teve seu Tombamento Histórico, Cultural, Artístico e Arquitetônico promovido pela Secretaria Municipal de Valorização da Cultura por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico (IPHAC) de Campos do Jordão.

O prédio dispõe de cerca de 30 salas que abrigam o acervo de mais de 1.200 artistas brasileiros e estrangeiros, constituindo-se em importante patrimônio museológico e artistico nacional.

“Sua construção foi feita por Floriano Rodrigues Pinheiro e é datada de 1928. Este tombamento vai garantir para a posteridade suas características originais”, afirma Benilson Toniolo, secretário municipal de Valorização da Cultura.

Inaugurada em 1987, a Casa da Xilogravura é um museu particular instalado em prédio construído em 1928 que, anteriormente, abrigou o Mosteiro de São João, de freiras beneditinas e, hoje, é também a sede da Editora Mantiqueira (o lucro da editora é aplicado na manutenção do museu).

A Casa coleciona e preserva xilogravuras, isto é, gravuras feitas por meio da impressão sobre o papel (ou outro suporte) de uma matriz entalhada em madeira. Parte de seu acervo, que hoje conta com milhares de obras, é exposta permanentemente ao público. O museu promove também palestras, encontros, cursos e outros eventos culturais, além de oferecer atelier xilográfico, oficina tipográfica e biblioteca especializada.

Por disposição testamentária do fundador, o imóvel e o acervo do museu serão legados à Universidade de São Paulo (USP), que tem prestado orientação técnica ao local.

SERVIÇO:

Museu Casa da Xilogravura de Campos do Jordão

Avenida Eduardo Moreira da Cruz, 295, bairro Jaguaribe.

Aberta ao público de quinta a segunda-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Entrada gratuita para menores de 12 anos e para grupos agendados de escolas.

Informações: (12) 3662-1832.

Fonte: Guia Campos e Museu Casa da Xilogravura