Exposições gratuitas em galerias de arte de São Paulo

A arte em São Paulo não está apenas nos museus e grandes espaços culturais. Muito pelo contrário. É no circuito das galerias de arte que muitos artistas exploram tendências, testam formatos e consolidam suas carreiras, bem antes do grande público se quer ter ouvido falar em seu nome.

Para te ajudar a encontrar o que vale, e MUITO, a sua visita, fizemos uma lista com exposições que estão abertas ao público e que (adivinhe só!) não cobram entrada. Se joga, porque cultura e arte nunca são demais:

VEM POR AÍ

“Young Male: Fotografias de Alair Gomes”

A mostra apresenta um conteúdo exclusivo de imagens guardadas por mais de 20 anos, que agora são exibidas e comercializadas pela primeira vez graças às buscas e pesquisas do curador Eder Chiodetto. As fotografias são provenientes, em sua maioria, das coleções de Robson Phoenix e Fabio Settimi e apresentam imagens de séries como “Symphony of Erotic Icons” (1966-1978), “A Window in Rio” (1977 – 1980) e “Viagens (Europa, Arte)”, de 1969.

Serviço:
Casa Triângulo – Rua Estados Unidos, 1324 – Jardim America, São Paulo – SP. Período expositivo: 20 de junho a 16 de julho. Horário de funcionamento: segunda à sábado, 10h às 19h. Entrada: gratuita. Informações: (11) 3167-5621 |www.casatriangulo.com | info@casatriangulo.com

EM CARTAZ

“Tramados”, de Regina Silveira

Responsável por inaugurar a programação de individuais do novo espaço expositivo, a mostra de Regina Silveira dá continuidade à pesquisa da artista sobre os modos de codificação de imagens e como usar esse conhecimento na criação de trabalhos irônicos e lúdicos.

Serviço:
Luciana Brito Galeria – Avenida Nove de Julho, 5162 – Jardim Europa, São Paulo – SP. Período expositivo: 14 de junho a 13 de agosto. Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, 10h às 19h; sábado, 11h às 18h. Entrada: gratuita. Informações: (11) 3842-0634 | www.lucianabritogaleria.com.br

———————————————————————————————————————

“[re]forma”, de Marcelo Di Benedetto

O título da primeira individual de Marcelo Di Benedetto, faz referência ao seu trabalho de pesquisa que envolve, principalmente, o concreto e suas possibilidades. Dentro de cada obra, estão memórias de fotos em família, referências que Marcelo guarda em sua bagagem de viagens e de sua trajetória. O artista já participou de várias feiras e exposições em São Paulo, entre as principais estão a Feira Parte, no Paço das Artes, Design Weekend, “Lambes na Laje” na Red Bull Station e “Coletiva Acervo” da Galeria Nicoli.

Serviço:
Galeria Nicoli – Rua Peixoto Gomide, 1736 – Jardim Paulista, São Paulo – SP. Período expositivo: 8 de junho à 22 de julho. Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, 10h30 às 18h30; sábado, 11h às 16h. Entrada: gratuita. Informações: (11) 3062-7430 | www.galerianicoli.com.br

———————————————————————————————————————

Macaparana (mostra individual)

Conhecido pelo rigor geométrico e a informalidade da abstração, Macaparana apresenta na mostra cerca de 25 trabalhos inéditos criados em aço inoxidável, papel e madeira. “A arte geométrica, no Brasil, realizou uma revolução que deixou de fazer pintura e passou a inventar com as cores e as formas geométricas um universo outro, uma geometria outra de que a arte de Macaparana é exemplo notável”, afirma Ferreira Gullar, que assina o texto crítico do catálogo da exposição.

Serviço:
Dan Galeria – Rua Estados Unidos, 1638 – Jardim Paulista, São Paulo – SP. Período expositivo: 11 de junho à 30 de julho. Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, 10h às 18h; sábado, 10h às 13h. Entrada: gratuita. Informações: (11) 3083- 4600 | www.dangaleria.com.br

———————————————————————————————————————

Exposição individual de Rodrigo Martins

Vencedor da última edição do Premio EDP nas Artes, realizado pelo Instituto Tomie Ohtake, Rodrigo Martins desenvolve sua obra no campo da pintura e da escultura. Nesta primeira mostra individual do artista em São Paulo, Martins investiga o estranhamento da relação do corpo com o ambiente em uma série de obras produzidas em óleo sobre tela, além de explorações escultóricas em materiais como bronze e gesso.

Serviço:
Central Galeria – Rua Mourato Coelho, 751 – Vila Madalena, São Paulo – SP. Período expositivo: 09 de junho à 06 de agosto. Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, 11h às 19h; sábado, 11h às 17h. Entrada: gratuita. Informações: (11) 2645-4480 | 2613-0575 | www.centralgaleria.com

———————————————————————————————————————

“Dualidade”, de William Mophos

Para compor as obras desta mostra individual, o artista paulista utiliza objetos coletados na rua como matéria-prima. A ideia por trás da série é fazer uma contraposição entre o exterior e o interior da consciência humana.

Serviço:
A7MA – Rua Harmonia, 95B – Vila Madalena, São Paulo – SP. Período expositivo: 23 de maio à 2 de julho. Horário de funcionamento: segunda a sábado, 11h às 20h. Entrada: gratuita. Informações: (11) 2361-7876 | http://a7ma.art.br

———————————————————————————————————————

“Paisagens Interrompidas”, de Giovanna Nucci

Radicada em São Paulo, a artista catarinense Giovanna Nucci desdobra o fotográfico por meio de facetas nas quais a linguagem não se resume apenas a quadros pendurados numa parede. Com curadoria de Mario Gioia, “Paisagens Interrompidas” utiliza imagens de grande escala para criar um elo entre o natural e o construído, o sublime e o banal.

Serviço:
Monica Filgueiras Galeria – Rua Bela Cintra, 1533 – Jardim Paulistano, São Paulo – SP. Período expositivo: 07 de junho à 07 de julho. Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, 10h às 19h; sábado, 10h às 14h30. Entrada: gratuita. Informações: (11) 3082-5292.

Fonte: Catraca Livre