Exposição sobre a chegada da luz em Itu celebra os 15 anos do Museu da Energia

programacao

A partir do próximo dia 14, o Museu da Energia de Itu inaugura a exposição “Os ituanos e a chegada da luz”, abrindo as comemorações pelos 15 anos da instituição. Na mostra, o público poderá conhecer como se deu a chegada da iluminação pública na cidade e a evolução do sistema, desde os tempos dos postes a querosene até o fornecimento atual por energia elétrica. A exposição, realizada a partir do acervo da Fundação Energia e Saneamento e do Museu Republicano Convenção de Itu, também busca revelar quais impressões a implantação do sistema causou nos ituanos, baseando-se no registro em crônicas e notícias nos antigos jornais locais do início do século passado.

Montada no piso térreo do Museu, a exposição também leva o público a uma viagem ao passado, apresentando os fatos mais importantes que envolveram a iluminação em Itu, como a figura do “homem vagalume”, responsável por acender os lampiões públicos; o ambiente das festas de interior iluminadas por mortiças e candeias; a primeira tentativa de iluminação elétrica, feita pelos irmãos Valentini em 1904; entre outras curiosidades. Os visitantes poderão, ainda, conferir objetos, mapas, jornais, fotografias e até uma área cenográfica que reproduz a antiga agência de atendimento da São Paulo Tramway Light and Power Co, companhia responsável pelo fornecimento de energia elétrica na cidade durante cinco décadas.

Gratuita, a mostra seguirá aberta por tempo indeterminado e, excepcionalmente, no primeiro dia de funcionamento (14/12), estará aberta à visitação das 14 horas às 17 horas. Nos demais dias, de terça-feira à sábado, das 10 às 17 horas.

O Museu de Energia de Itu foi inaugurado em 14 de dezembro de 1999 e foi a primeira unidade museológica implantada pela Fundação Energia e Saneamento.

História da energiaelétrica na Cidade

Em Itu, a eletricidade teve início no alvorecer do século XX, quando capitalistas pertencentes às tradicionais famílias da região fundaram, em 1903, a Companhia Ytuana de Força e Luz. No ano seguinte, formalizava-se um contrato entre a Companha e a Câmara Municipal para a distribuição de luz e força elétrica ao município. Em 1906, a Companhia Ytuana inaugurou a Hidrelétrica de Lavras, localizada na Vila do Salto de Itu e, no mesmo ano, começou a fornecer iluminação pública aos ituanos. Já em 1908, a Companhia comprou o sobrado da família Corrêa Pacheco – atual Museu da Energia – e nele instalou sua sede e agência de atendimento público.

A chegada da energia elétrica mudou o cotidiano dos ituanos. Esse processo ficou registrado pelos cronistas locais, em especial na obra de Francisco Nardy Filho (1879 – 1959), sendo acompanhado pelos moradores por meio dos jornais da época.

Local: Museu da Energia de Itu
Data: 10/12/2014 a 28/02/2015
Horários: 10 às 17 horas
Endereço: Rua Paula Souza, 669, Centro, Itu
Mais Informações: (11) 4022-6832

Fonte: Energia e Saneamento