Exposição “Portinari na coleção Castro Maya” é aberta em Belém

Castro Maya - Belem
Abertura da exposição ‘Portinari na coleção Castro Maya’, em Belém (PA).

Com um dos maiores acervos públicos do artista, os Museus Castro Maya, situados no Rio de Janeiro (RJ) e vinculados ao Ibram/MinC, têm parte de sua coleção Portinari exposta em Belém (PA) nas próximas semanas.

Inaugurada na última terça-feira (14) no Museu do Estado do Pará, a exposição “Portinari na coleção Castro Maya” reúne 59 obras originais do pintor. A mostra fica em cartaz até 2 de março.

Organizada em núcleos, a exposição retrata a relação de amizade entre colecionador e artista e convida o visitante a conhecer as obras de acordo com as diferentes facetas de atuação do empresário e mecenas das artes Raymundo de Castro Maya.

Os diferentes módulos trazem obras adquiridas por Castro Maya em leilões, galerias de arte e no próprio ateliê do artista, além de encomendas e projetos especiais partilhados por ambos.

Complementam as obras documentos, fotografias e material bibliográfico sobre o tema. Além de apresentar a rica produção de Portinari, a exposição, que tem curadoria de Anna Paola Baptista, traz à tona a importância dos colecionadores particulares, que desempenham um papel significativo no processo de desenvolvimento do cenário artístico nacional no século XX.

Itinerância – Itinerante, a exposição “Portinari na Coleção Castro Maya” já percorreu desde 2008 as cidades de Brasília, Salvador, Rio de Janeiro, Curitiba, São Paulo, Porto Alegre e Vitória. A temporada da mostra em Belém faz parte de nova itinerância patrocinada pela Petrobras, através do Edital de Circulação de Exposições, que incluirá também exibição subsequente em Belo Horizonte (MG).

Fonte: Ibram