Exposição Pessoas e Cidades, Histórias em Movimento reúne relatos de motoristas e passageiros

O Museu da Pessoa e a 99, empresa de tecnologia ligada à mobilidade urbana, criaram a exposição virtual Pessoas e Cidades, Histórias em Movimento. O projeto traz histórias de vida de dez motoristas parceiros e passageiros da 99, e destaca seus momentos de reconexão com as cidades e o papel da mobilidade urbana nesse contexto.

A exposição transforma a experiência pessoal dos entrevistados em relatos históricos, criando momentos únicos para quem conta e assiste, o que evidencia a singularidade que cada pessoa possui. Isso demonstra a importância da reconexão entre pessoas e cidades como promotora da diversidade e mais acesso.

O projeto conta histórias de motoristas e passageiros de todas as regiões do país e fala da transformação que o aplicativo proporcionou em suas vidas. Como no caso da motorista em Salvador que, após mais 20 anos sem poder trabalhar, consequência de um relacionamento abusivo, virou a página e retomou sua autonomia após a separação e conseguiu independência financeira como motorista de aplicativo. Ou ainda a experiência de um motorista em Manaus que participou do nascimento de um bebê em seu carro durante uma corrida até a maternidade da cidade.

“Histórias como essas raramente entram nos registros históricos oficiais, mas são experiências que evidenciam as experiências históricas individuais que impactam e transformam toda a sociedade. Essa exposição reforça o compromisso do Museu da Pessoa de tornar a história de vida de cada um em patrimônio da humanidade e ser um museu acessível, em cada mão, para que todos produzam, consumam e compartilhem histórias de vida”, explica Rosana Miziara, relações institucionais do Museu da Pessoa.

A exposição Pessoas e Cidades, Histórias em Movimento pode ser visitada virtualmente no site do Museu da Pessoa até 31 de dezembro. Depois, fará parte do acervo fixo da instituição.

Fonte: Museu da Pessoa / 99