Exposição no MEFS contará a história da Estrada de Ferro Sorocabana

O Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (MEFS) receberá a partir do dia 31 de julho a exposição “Trilhando Memórias”. Com relatos de 11 trabalhadores, passageiros e entusiastas da Estrada de Ferro Sorocabana, a mostra levará ao público os diversos aspectos que constroem a memória da ferrovia, que foi de grande importância para o desenvolvimento do interior do Brasil e ao longo dos seus trilhos, cidades foram fundadas e povoadas.

A exposição é o resultado final do projeto “Trilhando Memórias – Histórias, Espaços e a Expansão da Estrada de Ferro Sorocabana”, da proponente Larissa Rizzatti Gomes, viabilizado pelo edital de Difusão de Acervos Museológicos do Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria de Estado da Cultura, e realizado em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), em comemoração aos 20 anos do Museu da Estrada de Ferro Sorocabana, celebrado no dia 29 de novembro do ano passado.

Na proposta do projeto, a equipe dos escritórios Pompeia Assessoria e Consultoria e Pró-História Projetos Culturais, tinham como objetivo desenvolver uma exposição que contasse a história da Estrada de Ferro Sorocabana por uma outra perspectiva, saindo da história tradicional e trabalhando com as memórias e experiências das pessoas.

O trabalho foi desenvolvido ao longo de nove meses, quando foram realizadas coletas de testemunhos de voluntários que desejaram compartilhar um pouco de suas histórias com a ferrovia. “O maior potencial desse projeto é aproximar a história da Estrada de Ferro Sorocabana e as suas transformações para a vida das pessoas, que muitas vezes, possuem uma memória afetiva imensa em relação à ferrovia, mas que ao longo dos anos não pôde compartilhar por causa da história da ferrovia sempre ser contada por uma perspectiva econômica e desenvolvimentista”, explica Larissa.

Para a museóloga da Secultur, Daniella Gomes Moreira, e responsável técnica pelo MEFS, “a exposição é uma oportunidade importante para dar visibilidade para a instituição e construir a história sobre a ferrovia na região de Sorocaba por uma nova visão”.

O público poderá conferir a mostra de terça a sexta-feira, das 9h às 16h30, até o dia 29 de setembro. A entrada será gratuita. O Museu da Estrada de Ferro Sorocabana está localizado na rua Álvaro Soares, 533, no Jardim Maylasky, em frente à Estação Ferroviária. Mais informações pelo telefone (15) 3231.1026.

Fonte: MEFS