Exposição na Casa Guilherme de Almeida relembra a antiga São Paulo

Expo02-450x337
Programação tem entrada Catraca Livre

A Casa Guilherme de Almeida inicia as atividades de 2015 com a exposição Guilherme de Almeida e São Paulo, que terá como foco a relação do poeta com a cidade. A mostra ficará em cartaz até o dia 28 de Fevereiro. A entrada é Catraca Livre.

Visitar a exposição será como realizar um passeio por São Paulo de outros tempos. Além disso, permitirá a observação de contrastes e semelhanças entre a antiga e a atual cidade.

Haverá imagens e trechos de diversos textos do poeta e jornalista Guilherme de Almeida (1890 – 1969), como poemas, crônicas e reportagens.

Entre os destaques estão recortes do livro Cosmópolis, uma coletânea com reportagens sobre bairros estrangeiros da cidade, com seus tipos e costumes, publicados originalmente em 1929 para o jornal O Estado de São Paulo, que anos depois, em 1962, virou um livro.

Haverá também poemas do livro Rua (1961). Um exemplo é o poema Rush: “Fúria de fuga centrífuga/ Ônibus, autos e bondes / Fura a fuligem equívoca/ Em que a cidade se esconde/ Apunhalada, já exânime,/ Pela arrancada violenta/ De cada rua que é lâmina/ Que a luz dos ‘stops’ ensanguenta”.

Fonte: Catraca Livre