A maior coleção de nus produzidos por Benedicto Calixto pertence à Pinacoteca de Santos e será apresentada ao público, a partir de 28 de setembro.
A mostra Benedicto Calixto na Academia Julian – O nu artístico e a tradição do desenho exibe 15 desenhos de figura humana. A coleção, que faz parte do acervo do museu, passou por higienização e restauro para ser apresentada ao púbico, durante as comemorações pelos 30 anos da Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto.
Os trabalhos da mostra foram realizados no período de 1883 a 1884, durante a estadia de Calixto na Academia de Rudolf Julian, em Paris. Ele foi para a Europa para se dedicar ao que era considerado o pilar da formação do artista: o conhecimento do desenho. O aprendizado da técnica teve início com figuras e ornatos, seguido da utilização do lápis e carvão, passando para a fase do desenho do modelo vivo, para finalmente chegar nas tintas.
Os desenhos não foram realizados com o objetivo de serem apresentados publicamente. Eles fizeram parte da formação do artista e executados para aprimoramento da técnica. No entanto, hoje, são valorizados para a compreensão do método de trabalho e de criação de Benedicto Calixto.
Sobre a restauração
Os 15 desenhos de Calixto são estudos de observação do corpo humano feitos à carvão sobre papel e fazem parte do acervo da Pinacoteca.
Esses desenhos apresentavam problemas de conservação como suportes acidificados, oxidações, fungos e eflorescências salinas, incluindo algumas perdas de partes das representações.
Alguns já haviam passado por intervenções anteriores e estavam colados à outros suportes, tinham retoques, enxertos e remendos usando adesivos inadequados.
No processo de conservação realizado por Márcia Rizzo, todos os papéis foram desacidificados, retoques antigos foram removidos e novos foram realizados, os quais se restringiram às áreas que mais incomodavam na leitura da composição.
Os paspaturs (papel de acabamento e isolamento entre o vidro e a obra), os vidros e as placas de fechamento das molduras foram trocados. Todo material novo tem pH neutro.
Dessa forma, a restauradora conseguiu trazer os desenhos o mais próximo da sua condição original e protegê-los de desgastes futuros, preservando as obras para as gerações futuras, que é uma das funções de destaque de um museu.
Serviço:
Exposições simultâneas:
Transformações Urbanas e Benedicto Calixto na Academia Julian – O nu artístico e a tradição do desenho
Pinacoteca Benedicto Calixto – Av. Bartolomeu de Gusmão, 15 – Boqueirão – Santos
Inauguração: 28 de setembro – quarta-feira, 19h30
Visitação: até 20 de novembro
Funcionamento: de terça a domingo, das 09h00 às 18h00
Entrada franca