Exposição “Ingredientes do Brasil” estreia em Praia Grande

Mostra Ingredientes
Foto: Divulgação

Fotógrafa Zaida Siqueira mostra os registros dos processos de matérias básicas da culinária brasileira

Você sabe como são produzidos os principais ingredientes da culinária brasileira? A exposição “Ingredientes do Brasil”, que teve estreia no dia 5 de agosto na Galeria Nilton Zanotti , no Palácio das Artes, faz um passeio pelas comidas, aromas, sabores e culturas brasileiras, registradas em imagens que serão publicadas em um livro.

As fotos são da artista Zaida Siqueira, especialista no registro dos conhecimentos ancestrais e da cultura popular. Em 2006, publicou o livro Cozinhas do Brasil e se tornou referência na fotografia do gênero.

“Ingredientes do Brasil” leva ao público registros dos processos de produção não-industrial das matérias básicas utilizadas nas cozinhas do Brasil. “A mostra fotográfica leva ao público os principais ingredientes produzidos no país e como são processados, como por exemplo a secagem de carnes, as farinhas, óleos, condimentos, corantes, desde a colheita da matéria prima até o produto final”, afirma a chefe da seção de Galeria de Artes, Lourdes Marszoleck.

De acordo com ela, a exposição traduz a cultura brasileira em suas raízes mais fortes, mostrando também a atuação comunitária para a produção dos ingredientes, traduzindo a união dos grupos, que trabalham muitas vezes no embalo de músicas, danças e celebrações regionais.

A Exposição vai mostrar de onde vêm os ingredientes, para que servem e suas propriedades, e ainda como se obtêm ingredientes através das extrações, como óleos, farinha e essência, entre outros. Cada etapa do processo foi registrada por Zaida, incluindo também textos explicativos.

Com entrada gratuita, a visitação acontece até 5 de setembro, de terça a sábado, das 14h às 18h. A Galeria Nilton Zanotti está localizada no Palácio das Artes, na Avenida Presidente Costa e Silva, 1.600. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3496-5713.

abertura ingredientes 72

Fonte: Praia Grande SP