Exposição gratuita em estação da CPTM ensina sobre a história dos imigrantes

Italianos, japoneses e alemães e pessoas de outras nacionalidades vieram ao Brasil para trabalhar em lugares como lavouras e fábricas. Desde o início do movimento, a cidade de São Paulo já abrigou mais de 2 milhões de imigrantes.

A partir de terça (dia 10), a exposição gratuita “Viagem, Sonho e Destino” explica essa história, dentro da estação Tatuapé da CPTM, em São Paulo.

Desenvolvida pelo Museu da Imigração, a mostra exibe depoimentos, vídeos e fotos antigos para contar como foi a trajetória dos imigrantes, que, depois de uma longa viagem de navio, chegavam no porto de Santos e precisavam subir a serra até São Paulo.

A exposição também ensina, por meio de uma maquete eletrônica, sobre a Hospedaria de Imigrantes do Brás, local que funcionou durante 91 anos e abrigou e empregou mais de 70 etnias. A mostra “Viagem, Sonho e Destino” fica na estação Tatuapé até o dia 22 de outubro e depois se muda para a estação Palmeiras-Barra Funda. No dia 10 de dezembro, a exposição viaja de novo, dessa vez até a estação Brás, onde fica em cartaz até 27 de janeiro de 2014.

PARA CONFERIR
“Viagem, sonho e destino”
Onde: Estação Tatuapé da CPTM (linhas 11 e 12)
Quando: de 10/9 a 10/10, das 7h30 às 19h