Exposição do Museu da Imigração destaca a presença feminina nas migrações

Um panorama da presença feminina nos processos dos deslocamentos humanos. Esse é o foco da exposição temporária Mulheres em Movimento, em cartaz no Museu da Imigração, com entrada gratuita.

Desenvolvida pela equipe de pesquisa após um período de análise e estudo sobre a temática, a mostra parte das experiências das mulheres no que diz respeito à Hospedaria de Imigrantes do Brás e ao Museu, além de um contexto mais amplo da história de São Paulo desde o final do século 19.

Por meio de três módulos, os visitantes terão a oportunidade de compreender mais a fundo a realidade das mulheres nas migrações, descobrindo informações relevantes sobre o seu apagamento e as consequências de uma documentação, em sua maioria, masculina.

A curadoria, localizada no térreo, contará com cartas de chamada, dados, fotografias, objetos da coleção museológica e trechos de depoimentos de História Oral. Os conteúdos apresentados envolverão as experiências daquelas que passaram e trabalharam na Hospedaria, o dia a dia na cidade e no campo e as peças relacionadas no cotidiano.

Os espaços expositivos também irão destacar a relação com a escrita e os ofícios no passado, assim como a presença e atuação dessas personagens no cenário contemporâneo. Para isso, as suas vozes e vivências irão ecoar pelo ambiente.

Serviço

Exposição “Mulheres em Movimento”

Museu da Imigração

Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca – São Paulo/SP

Tel.: (11) 2692-1866

Funcionamento: de terça a sábado, das 9h às 18h, e domingo, das 10h às 18h (fechamento da bilheteria às 17h).

R$ 10 e meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos | Grátis aos sábados

Acessibilidade no local – Bicicletário na calçada da instituição – Não possui estacionamento

Fonte: Museu da Imigração