Exposição Desidério Aytai: Vida e legado será destaque no Museu Municipal Elisabeth Aytai

A partir de 16 de maio, o Museu Municipal Elisabeth Aytai será palco da exposição Desidério Aytai: Vida e legado, que abordará a trajetória do Antropólogo e Etnógrafo, entre outros ofícios, de Desidério Aytai.

Por meio de fotografias e objetos, o visitante poderá conhecer sua história e um pouco do trabalho desenvolvido ao longo de sua vida. Um dos resultados de seu trabalho foi a fundação do Museu Municipal Elisabeth Aytai.

A mostra é um dos eventos inscritos na 20ª Semana Nacional de Museus e estará disponível para visitação até o dia 27 de maio.

Nascido em 1905, na Hungria, Desidério dedicou sua vida principalmente ao trabalho etnográfico, antropológico, arqueológico e aos museus. Foi um colaborador para os estudos nessas áreas e durante sua trajetória, viajou e visitou diversas etnias indígenas, como os Xavante, Nambiquara e Bororó, realizando estudos e pesquisas acerca das mesmas, produzindo mais de cem publicações nessas áreas.

Trabalhou e colaborou com a fundação de alguns museus nacionais e internacionais, incluindo o Museu Municipal Elisabeth Aytai, que homenageia sua esposa, que durante uma escavação arqueológica no Sítio Tapajós em Monte Mor, encontrou uma urna funerária indígena com cerca de 800 anos.

Além do trabalho realizado nas viagens, também atuou como professor pesquisador em algumas universidades: Antropologia, Arqueologia, Museologia e Engenharia estão entre as áreas que lecionou.

Desidério Aytai continuou seu trabalho mesmo após a aposentadoria e faleceu em 1998, aos 93 anos de idade.

SERVIÇO

Mostra Desidério Aytai: Vida e legado

De 16/05 a 27/05

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Museu Municipal Elisabeth Aytai

Rua Rage Maluf, 101, Centro, Monte Mor (SP)

Telefone: (19) 3879-2174

Fonte: Museu Municipal Elisabeth Aytai