Exposição de Marina Abramovic está em cartaz no Sesc Pompéia

11
Marina Abramovic na abertura da exposição.
Foto: Jéssica Mangaba/ Veja.

A artista sérvia Marina Abramovic recebe uma exposição em sua homenagem, no Sesc Pompéia, até o dia 10 de maio.

Dividida em duas partes, a mostra “Terra Comunal – Marina Abramovic + MAI” é a maior retrospectiva realizada na América Latina.

Na primeira parte da exposição, que tem curadoria de Jochen Volz e assistência de Catarina Duncan, o público pode conferir três instalações da artista:

• The House with the Ocean View (A Casa com Vista para o Mar): Narra as ações da artista durante a performance de doze dias apresentada em Nova York, em 2002.

2Exposição “Terra Comunal – Marina Abramovic + MAI”. Foto: Jéssica Mangaba/Veja.

• The Artist is Present (A Artista está Presente): O espaço é composto por duas cadeiras da exposição no MoMA, em Nova York, e projeções que mostram de um lado o público que participou da performance em 2010 e, do outro lado, Marina Abramovic olhando cada um deles.

• 512 Hours (512 Horas): Inédita, é inspirada na performance realizada na Serpentine Gallery, de Londres, em 2014.

O visitante também poderá conferir uma seleção de vídeos com performances históricas da artista, além de Objetos Transitórios, criados por ela a partir das primeiras visitas ao Brasil, desde 1989, onde pesquisou minerais e pedras preciosas e suas influências no corpo humano.

3

A segunda parte da mostra recebe a curadoria de Abramovic junto de Paula Garcia e Lynsey Peisinger e oferece ao público a oportunidade de participar de uma série de atividades imersivas, que fazem parte do Método Abramovic e possuem duração de duas horas.

O objetivo é explorar a arte imaterial, a quietude e a capacidade de estar consigo mesmo. Palestras e atividades com artistas e convidados também serão realizados na exposição. Marina Abramovic também participa de oito encontros com o público, no teatro do Sesc Pompeia.

O primeiro já aconteceu no dia 11 de março e os demais acontecerão nos dias 26 de março, 1º, 2, 8, 15, 22 e 30 de abril, sempre às 20h.

A entrada é gratuita, mas é necessário inscrição no site, nos dias e horários disponíveis.

Serviço:

Terra Comunal – Marina Abramovic + MAI.
Data: até 10 de maio de 2015.
Local: Sesc Pompéia.
End.: Rua Clélia, 93 – Água Branca – zona Oeste – São Paulo.
Grátis.
sesc.org

Fonte: Cidade de São Paulo