Exposição de Kandinsky desembarca na capital em abril de 2015

Pela primeira vez na América Latina, mostra exibe mais de 100 obras do precursor do abstracionismo russo

Os amantes de arte moderna não poderão perder a mostra itinerante “Kandinsky: Tudo Começa Num Ponto”, que desembarca no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB-BH), no dia 18 de abril de 2015. A mostra poderá ser visitada até 29 de julho, de quarta-feira a segunda, das 9h às 21h, com entrada Catraca Livre.

Kandinsky Wassily  AUTVIS Brasil 2014  31
Artista é considerado pai do abstracionismo russo

Com curadoria de Evgenia Petrova e Joseph Kiblitsky, o projeto tem objetivo de apresentar ao público brasileiro os principais trabalhos e influências do russo Wassily Kandinsky (1866-1944).

Pela primeira vez na América Latina, uma mostra reúne centenas de obras e objetos do pintor, trazidos diretamente do acervo do Museu Estatal Russo de São Petersburgo e de coleções particulares da Alemanha, Áustria, Inglaterra e França.

Alguns destaques são peças de arte do norte da Sibéria e objetos de rituais xamânicos, que revelam um Kandinsky pouco conhecido no mundo ocidental.

Considerado um dos precursores da arte abstrata russa, Kandinsky fundou, ao lado Franz Marc e outros artistas modernistas, o grupo vanguardista “Der Blauer Reiter” (“O cavaleiro azul”), em Munique, na Alemanha.

A maioria de suas 159 pinturas em óleo sobre tela e 300 aquarelas, feitas entre 1926 e 1933, desapareceu durante a Segunda Guerra Mundial. Isso porque os nazistas consideravam o modernismo como um movimento de “arte degenerada”.

Fonte: Catraca Livre