Exposição da USP apresenta réplica de dinossauro brasileiro em Ribeirão

Crânio de tapuiassauro é o mais completo já encontrado no mundo.
Animal é um dos destaques de exposição que vai até 26 de maio.

N9 - dinossauroRéplica de fóssil de dinossauro mede 11 metros de comprimento e 4,5 metros de altura (Foto: Divulgação/Raquel Psuji Iliano)

O Espaço Cultural e de Extensão Universitária (Eceu) da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto (SP) promove até 25 de maio a exposição “Cabeça Dinossauro: o novo titã brasileiro”. O destaque da mostra é a réplica da ossada de um tapuiassauro de 11 metros de comprimento por 4,5 metros de altura, cujo crânio é o mais completo já encontrado no mundo. Os fósseis do animal foram encontrados por pesquisadores do Museu de Zoologia da USP e indicam que o dinossauro viveu há cerca de 120 milhões de anos.

Segundo Maristela Medeiros Santos da Silva, secretária da Comissão de Cultura da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP/USP), o animal foi encontrado na cidade de Coração de Jesus (MG). “Os pesquisadores receberam algumas fotos do local, foram até lá e constataram que se tratava realmente de um fóssil de dinossauro. Foi uma grande descoberta”, diz. Além do tapuiassauro, a exposição traz fósseis de um velociraptor e uma ave predadora do período cretáceo. Há também cascos de tartaruga e ossadas de crocodilos – todas de milhões de anos atrás.

Os fósseis, que ficavam em exposição permanente no Museu de Zoologia da USP, em São Paulo (SP), agora estão em itinerância pelos campi da USP do interior do Estado. Ribeirão é a primeira cidade a receber a mostra.

Serviço
A exposição “Cabeça Dinossauro: o novo titã brasileiro” está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, e aos sábados, das 9h às 13h. A mostra tem entrada gratuita e segue até 26 de maio. O Eceu fica na Avenida Nove de Julho, nº 908, em Ribeirão Preto. Escolas e grupos grandes devem agendar as visitas pelo telefone (16) 3602-0692.

Fonte: Do G1 Ribeirão e Franca