Mostra também conta com imagens de Gerda Taro e David Chim Seymour que registraram a Guerra Civil Espanhola
Para os amantes de história a Caixa Cultural traz uma exposição recheada de fotografias raras da cobertura da Guerra Civil Espanhola registradas por grandes fotógrafos que marcaram a história do fotojornalismo: Robert Capa,Gerda Taro e David Chim Seymour.
“A Valise Mexicana: a redescoberta dos negativos da Guerra Civil Espanhola de Capa, Taro e Chim”, conta com aproximadamente 4.500 negativos que estavam desaparecidos até o final da guerra, em 1939, e que só foram redescobertos em 2007, no México. Posteriormente, foram arquivados pelo International Center of Photography (ICP) e após passar por cinco países, chegam pela primeira vez no Brasil.
A Guerra Civil Espanhola teve início em 1936, após um golpe malsucedido contra o governo e durou quatro anos, deixando grandes marcas para a Espanha, no século XX.
O conflito completa 80 anos em 2016 e, com isso, a exposição permite ao público conhecer o registro único das atrocidades cometidas na guerra que marcaram a história do fotojornalismo, com imagens que determinaram a base da fotografia de guerra e fizeram de Robert Capa um dos maiores fotojornalistas do século XX.
Serviço:
Fonte: Catraca livre
Foto: Divulgação