Exposição Atos Modernos está em cartaz na Pinacoteca de São Paulo

A Pinacoteca de São Paulo apresenta até o dia 4 de julho, um conjunto de cinco obras inéditas dos participantes do programa de comissionamento artístico Atos modernos. A mostra é um dos resultados do projeto homônimo realizado em parceria com a Coleção Ivani e Jorge Yunes.

Em vigor desde 2021, o museu se uniu à Coleção Ivani e Jorge Yunes para lançar um modelo de colaboração inédito no Brasil, com o objetivo de fomentar a pesquisa e o diálogo artístico entre as duas instituições, ampliando as pontes para projetos de curadoria.

O museu passou a receber um aporte financeiro da Coleção Ivani e Jorge Yunes para a contratação da curadora Horrana de Kássia Santoz, que desenvolveu na Pinacoteca uma pesquisa que contribuiu com a programação da instituição, como a exposição Atos Modernos que estimula e incentiva a produção de jovens artistas do Brasil.

A seleção de artistas feita pela Curadora de Pesquisa e Ação Transdisciplinar Coleção Ivani e Jorge Yunes conta com Castiel Vitorino Brasileiro, Mitsy Queiroz, Luciara Ribeiro, Olinda Wanderley Tupinambá e Charlene Bicalho. 

O grupo de artistas já trabalhava com pesquisas sobre memórias e acervos, temporalidades e ancestralidades. Com duração de um ano, o programa comissionou esses trabalhos inéditos e cada um dos selecionados ganhou espaço na programação pública da Pinacoteca para realização de produções presenciais ou transmitidas nas plataformas digitais do museu.

A exposição está organizada entre o edifício da Pinacoteca Luz (que recebeu quatro trabalhos) e o da Pinacoteca Estação.

Serviço

Exposição Atos Modernos

Pinacoteca Luz

Praça da Luz, 2, Luz – São Paulo
Horário: De quarta a segunda, das 10h às 18h.
Ingressos: R$ 20 (inteira), R$ 10 (meia-entrada)
Gratuito para crianças até 10 anos e pessoas acima de 60 anos. Sábado, gratuito para todas as pessoas.

Pinacoteca Estação

Largo General Osório, 66 – Santa Ifigênia
Horário: De quarta a segunda, das 10h às 18h

Ingressos: gratuito

Fonte: Pinacoteca de SP