Exposição 4º x 4: Obras Restauradas do Quarto Centenário é destaque no Centro Cultural SP

A partir do dia 12 de julho, a exposição “4º x 4: Obras Restauradas do Quarto Centenário” apresenta ao público os resultados finais dos trabalhos de restauração realizados durante dois anos, no Centro Cultural São Paulo e na OCA, de quatro obras pertencentes ao acervo da Coleção de Arte da Cidade. A abertura acontece às 20h.

São os painéis Procissão, de Tarsila do Amaral, Mineração, de Clóvis Graciano, Restelo, de Manuel Lapa, e o mural Missa de 25 de Janeiro – Conversão de São Paulo – 1554, também do artista Manuel Lapa. Apresentando as obras e seus contextos históricos, o evento é a conclusão do projeto realizado com patrocínio do Art Conservation Project, do Bank of America Merrill Lynch.

As obras fizeram parte da Exposição Histórica de São Paulo dentro da programação comemorativa do IV Centenário da cidade, evento que comemorou os 400 anos de fundação de São Paulo, com o objetivo de ser a síntese tridimensional da história da cidade.

Além da exposição, haverá o lançamento do catálogo apresentando o conjunto de obras com conteúdo elaborado pela pesquisadora Regina Teixeira de Barros, além de registros realizados pelo fotógrafo Luis Aureliano.

As obras Procissão, de autoria de Tarsila do Amaral, e O Restelo, de autoria de Manuel Lapa foram concluídas no CCSP em 2017, pelo arquiteto conservador Renato Carvalho. A restauração do mural foi concluída na OCA pela empresa Julio Moraes Conservação e Restauro. A obra “Mineração”, de Clóvis Graciano, foi restaurada por Przemyslaw Andrzej Kosierkiewicz, com finalização em junho de 2019. Todas as obras passaram por um trabalho minucioso e complexo de restauração, desde a estrutura quanto na camada pictórica.

Lidar com a restauração de obras artísticas raras é um aprendizado contínuo, e promover e conscientizar a população acerca da importância do reconhecimento da história de uma cidade como São Paulo também é um desafio. Cada obra possui uma especificidade e cada ação deve ser direcionada a manter a obra disponível para acesso ao público.

SERVIÇO:

Exposição “4º x 4: Obras Restauradas do Quarto Centenário”

De 12 de julho a 15 de setembro

Visitas: de terça a sexta-feira, das 10h às 20h, sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

Abertura: dia 12 de julho, às 20h

Centro Cultural São Paulo – Espaço Mário Chamie (Praça das Bibliotecas), Avenida Vergueiro, 1000, São Paulo/SP.

Entrada gratuita – sem necessidade de retirada de ingressos

Fonte: Associação dos Amigos do Centro Cultural São Paulo