A Estação Pinacoteca é um equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa que surgiu da necessidade de abrigar o acervo e exposições temporárias de arte contemporânea da Pinacoteca do Estado.

O museu oferece ao público diversos espaços expositivos, além do Gabinete de Gravura Guita e José Mindlin, assim denominado em homenagem ao casal paulista que foi grande incentivador da gravura no Brasil. O Gabinete conta com dois espaços expositivos, um ateliê de impressão para desenvolvimento de projetos de artistas e também oferece consulta pública ao acervo de 2000 gravuras pertencentes ao museu.

A Estação Pinacoteca também abriga a Coleção Nemirovsky, um dos mais importantes acervos de arte moderna do país, com 200 peças, criada pelo médico e artista José Nemirovsky (1914-1987), que, nos anos 60, comprou parte de suas obras, quando os preços de peças produzidas por modernistas eram ainda acessíveis. Fazem parte desse acervo pinturas e esculturas, de autoria de artistas fundamentais para a história da arte brasileira, como Tarsila do Amaral, Lasar Segall, Candido Portinari, Di Cavalcanti, Alfredo Volpi e Victor Brecheret, entre outros. Entre os destaques está a obra “Antropofagia” (1929), de Tarsila do Amaral

Serviço

Endereço: Largo General Osório, 66 – Centro – São Paulo – SP
Metrô Luz (500m)
CPTM Julio Prestes (240m)

Telefone: (11) 3335-4990

Funcionamento: de quarta a segunda das 10h às 17h30 com permanência até as 18h.

Ingressos: R$ 6,00
Grátis aos sábados. O ingresso dá direito a uma visita à Pinacoteca.

Gratuidades:

  • Crianças com até 10 anos;
  • Idosos maiores de 60 anos.

Site: www.pinacoteca.org.br