Especialização em Museologia, Cultura e Educação na PUC-SP

Estão abertas as inscrições para o curso de Especialização em Museologia, Cultura e Educação na PUC-SP. Com carga horária de 360h e formato híbrido, o curso enfoca as ações do museu contemporâneo e as reflexões interdisciplinares que permeiam os debates na área da museologia. As aulas começam no dia 02 de março.

Professores renomados apresentam e discutem práticas e conceitos atuais, incentivando os alunos a proposições e reflexões diferenciadas e pautadas nas necessidades reais dos museus e das instituições de cultura. Entre os temas abordados, destacam-se o papel dos museus junto à sociedade, práticas acessíveis e participativas, teorias da museologia contemporânea, projetos de pesquisa e intervenção, educação e interdisciplinaridade em museus.

Nas últimas décadas cresceram as políticas públicas e privadas voltadas à preservação, conservação, difusão da memória e dos acervos patrimoniais, bem como a gestão e criação de projetos educativos e culturais voltados para a área. Tal tema tem uma preponderância social, pois se vincula à construção da cidadania por meio da educação e da relevância que a preservação da memória e da cultura possui para sociedade em geral, principalmente em relação a projeções de futuro.

O público-alvo são pesquisadores e profissionais nas áreas de Educação, História, Jornalismo, Museologia, Artes, Geografia, Ciências Sociais, Economia, Administração, Serviço Social, Relações Internacionais, profissionais da área de patrimônio, cultura, instituições de memória, museus, gestão e produção cultural e público em geral interessado na área e no tema, desde que sejam portadores de diploma de curso superior.

O Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, formula parceria institucional com a PUC-SP para concessão de descontos para profissionais inscritos no Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP). “É uma iniciativa importante, que estará disponível para a segunda turma desse curso, pois auxiliará no acesso dos profissionais às atividades oferecidas pela instituição.”, afirma Davidson Kaseker, diretor do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP (GTC/SISEM-SP).

Metodologia

Aulas presenciais; aulas remotas síncronas transmitidas ao vivo ou por webconferências; e atividades digitais, por meio de conteúdos disponibilizados pelos professores, que devem ser acessados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Para mais informações sobre o curso, o corpo docente e inscrições, clique aqui.

Fonte: PUC-SP