Espaço Cultural ENGEP recebe nova edição de exposição sobre Street Art

Mostra apresenta obras inéditas dos artistas limeirenses WBP, Marcinho Lira e Ton Vilanova.

Grande destaque tem adquirido as manifestações artísticas derivadas da street art na atualidade. Seja no próprio ambiente urbano que lhe fornece sentido primeiro, ou adentrando o ambiente dos museus e galerias, a arte urbana firma-se por sua pluralidade, autonomia, dinamismo e, acima de tudo, por seu engajamento sem fronteiras definidas. É com esta proposta central que o Espaço Cultural ENGEP, em Limeira, está com a exposição “II Limeira-Graffitti-Street Art: Arte. História. Expressão.” Nesta edição, a mostra conta com obras inéditas dos artistas limeirenses Márcio Lira (Marcinho Lira), Wellington de Barros Pessoa (WBP) e Wellington Vilanova (Ton Vilanova).

Em linhas gerais, a exposição busca colocar-se como um espaço de diálogo entre estas realidades, alimentadas a partir de uma inquietação: os diversos modos do fazer artístico no espaço urbano podem ser também uma forma de patrimônio cultural de nossas cidades? A resposta dá origem à mostra, cujos trabalhos inéditos cruzam inspirações, estilos e técnicas variadas, unindo criatividade a visões distintas e, ao mesmo tempo, críticas do mundo e de nossas comunidades.

Com direção geral de Paulo Masuti Levy, curadoria dos historiadores Ana Cláudia Cermaria e João Paulo Berto, coordenação executiva de Ivo Marreiro e realização do Instituto Sociocultural “Cassio de Freitas Levy”, Grupo Engep, Casarão Café e do projeto Limeira Colorida, a exposição fica aberta até 30 de setembro. Com entrada gratuita, os horários de visitação são de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h.

O ESPAÇO CULTURAL ENGEP

Instalado em uma construção do século XIX, datada da década de 1860, o Espaço Cultural do Grupo Engep, surge para se tornar um local de difusão de atividades socioculturais, proporcionando à comunidade de Limeira e região o conhecimento e acesso à arte, história e cultura. A Engep, após restaurar a casa que foi do Senador do Estado de São Paulo, Ezequiel de Paula Ramos, tem a satisfação de criar este Espaço para realizar exposições, eventos culturais e ações educativas que fortaleçam os elementos de identidade e cidadania.

Serviço:

Exposição “II Limeira-Graffitti-Street Art: Arte. História. Expressão.”

Período: até 30 de setembro de 2019

Segunda a sexta-feira, das 9h às 21h | Sábados, das 9h às 13h.

Local: Espaço Cultural Engep – Largo da Boa Morte, nº 118, Centro, Limeira/SP

Entrada Gratuita

Fonte: Espaço Cultural Engep