Espaço Cultural Engep lança catálogo da mostra “Gente de Papel”

Exposição em Limeira, SP, trouxe esculturas realistas em papel machê

Aberta desde outubro de 2018 no Espaço Cultural ENGEP, em Limeira, a exposição “Gente de Papel – a arte em papel machê de Madalena Marques” vem atraindo grande número de visitantes. Distribuída pelas três salas do espaço expositivo, a mostra apresenta ao público um amplo conjunto de esculturas de figuras humanas em papel machê, unindo criatividade a referências históricas e construtivas, e que perpassam as mais diferentes áreas do conhecimento. A curadoria da mostra é dos historiadores Ana Cláudia Cermaria e João Paulo Berto.

Transitando pela técnica, pelas manifestações culturais e pela história da arte, esta mostra busca aproximar os visitantes a aspectos inerentes ao mundo criativo da artista Madalena Marques, um universo marcado pelo experimental, pelos desafios e pelo conhecimento artístico de alguém que tem na pesquisa a base para sua atuação e produção artística. São obras ímpares nas quais se evidencia o conhecimento com os suportes e a versatilidade da escultora em apreender aspectos inerentes a cada personagem representada.

Na exposição, são apresentadas 64 obras inteiramente produzidas em papel machê pela artista de origem mineira e atualmente residente em São Paulo. Entre estas, estão 50 mini-bustos que retratam personalidades brasileiras das mais diversas áreas, como música, filosofia, teatro, artes visuais, moda, história, esporte, entre outros, escolhidas pela artista e 10 esculturas em tamanho natural de mulheres retratadas em obras icônicas da história da arte ocidental, internacional e brasileiras.

No próximo dia 19 de janeiro, durante a cerimônia de finalização da mostra, às 10h, será lançado o catálogo da exposição, que reúne fotografias das obras e textos da mostra, destacando as ligações históricas às soluções contemporâneas escolhidas pela artista na fatura de suas esculturas. A entrada é gratuita.

Com direção geral de Paulo Masuti Levy e coordenação executiva de Ivo Marreiro, a exposição é uma realização do Instituto Sociocultural “Cassio de Freitas Levy”, e fica aberta até 19 de janeiro, no Espaço Cultural Engep. Os horários de visitação são de segunda a sexta das 9h às 18h e aos sábados das 9h às 13h e a entrada é gratuita.

Serviço

Lançamento do Catálogo da exposição

Exposição “Gente de Papel – a arte em papel machê de Madalena Marques”.

Dia 19 de janeiro, às 10h

Local: Espaço Cultural Engep – Largo da Boa Morte, nº 118, Centro, Limeira-SP

Entrada Gratuita

Visitação (até dia 19 de janeiro)

Exposição “Gente de Papel – a arte em papel machê de Madalena Marques”.

Segunda a sexta das 9h às 18h e aos sábados das 9h às 13h.

Local: Espaço Cultural Engep – Largo da Boa Morte, nº 118, Centro, Limeira-SP Entrada Gratuita

Fonte: Espaço Cultural Engep