Escritor francês Hugues de Varine ministra palestras em São Paulo

Considerado uma das principais referências internacionais em atividade na área da Museologia, o escritor francês Hugues de Varine fará duas palestras no dia 6 de dezembro: no auditório da Secretaria de Estado da Cultura, às 10h30, e na Pinacoteca de São Paulo, às 19h.

Sobre o escritor

Hugues de Varine é consultor internacional na área da museologia e do desenvolvimento. Formado pela Universidade de Paris, com pós-graduação em História e Arqueologia, ocupou cargos de vice-diretor e diretor do Conselho Internacional de Museus (ICOM), fundou o Ecomuseu de Le Creusot-Montceau e atuou no Ministério da Cultura da França, na área de desenvolvimento cultural e de avaliação de políticas culturais. Fundador da Asdic Consultores, entidade especializada em desenvolvimento de comunidades da França e da União Européia, incentivando práticas culturais e de consolidação do desenvolvimento local. Internacionalmente participou de projetos na Alemanha, Suécia, México, Brasil, Canadá, Portugal, Grécia, Hungria, Irlanda e Reino Unido, entre outros. Autor de A cultura dos outros (Paris: Seuil, 1976); A iniciativa comunitária (Macon: MNES & W, 1992); Cidade, cultura e desenvolvimento (Paris: Syros, 1995, com Jean Michel Montfort); e As raízes do futuro (Asdic, 2002), além de artigos em periódicos franceses e publicações internacionais sobre museus, patrimônio, ação comunitária e desenvolvimento local.

Serviço: 

Palestra "Museus e Desenvolvimento Local: um balanço crítico"

Data: 6/12/2012
Horário: das 10h30 às 12h30
Local: Auditório da Secretaria de Estado da Cultura (Rua Mauá, 51 – 1º andar)
Inscrições: pelo email sisem@sp.gov.br
Informações: Thaís Romão no telefone (11) 2627-8208
Entrada: gratuita

Palestra e lançamento do livro, "Raízes do Futuro: o patrimônio a serviço do desenvolvimento local"

Nesta palestra, Hugues de Varine discute as questões da propriedade intelectual a partir de sua experiência com ecomuseus e museus comunitários. Já nas páginas de Raízes do Futuro, o autor fala sobre o desenvolvimento local como um processo voluntário de domínio da mudança cultural, social e econômica e de patrimônio como um recurso local à serviço.

Data: 6/12/2012
Horário: às 19 horas
Local: Auditório da Pinacoteca de São Paulo
Entrada: gratuita