Em 2013, além do recorde de inscrições superando a marca de 1.400 inscritos, a novidade do Encontro Paulista de Museus foi a parceria com o British Council, através do Programa Transform de Museus. O acordo entre as entidades possibilitou a participação de duas importantes figuras do setor museal britânico: Janet Vitmayer, Diretora Executiva do Horniman Museum, que abordou o fortalecimento das relações sociais e o engajamento das instituições com a comunidade que está inserida; e Joanne Orr, Diretora do Museums Galleries Scotland, que participou de uma das reuniões temáticas, que discutiu os indicadores de resultados.

O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e da Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), aconteceu, de 19 a 21 de junho, no Auditório Simón Bolívar, no Memorial da América Latina, em São Paulo. Na abertura , o secretário Marcelo Araújo abordou o tema “A adesão do Estado de São Paulo ao Sistema Nacional de Cultura e a Política Setorial de Museus”.

Outra grande novidade desta edição,foi o debate organizado por macrorregiões para discussão de subsídios para a elaboração da Política Setorial de Museus do Estado de São Paulo. Como no ano anterior, houve apresentações de museus que relataram cases de sucesso que permaneceram disponíveis para o público em painéis de LCD no espaço destinado ao Encontro no Memorial da América Latina. Os temas discutidos nos painéis foram “Museu em destaque”, sobre projetos realizados em museus entre 2011 e 2012, e “Museus SP”, uma seleção de apresentações institucionais de museus paulistas.

Clique aqui e confira a programação.

ENCONTRO PAULISTA DE MUSEUS: A EVOLUÇÃO DA LOGOMARCA

Nas suas quatro primeiras edições, o Encontro Paulista de Museus adotou a cada ano uma nova logomarca, o que de certa forma foi importante para a afirmação do evento. A partir de 2013, optou-se pela criação de uma logomarca definitiva, que permite anualmente a sua atualização, seguindo os mesmos parâmetros visuais da nova logomarca do SISEM-SP adotada nesse mesmo ano.

A iniciativa visa contribuir para a consolidação identitária do EPM, associando-a à nova identidade visual do próprio SISEM-SP, escolhida mediante processo licitatório.