Encontro Paulista de Hip Hop celebra a Declaração de Paz do movimento

5.hiphop

 

Com shows de Rashid e Pretas Sonoras, batalhas de MCs e bate-papos sobre a cultura Hip Hop, encontro será realizado no dia 26 de novembro, a partir do meio-dia, no Memorial da América Latina


Para celebrar sua décima edição, o Encontro Paulista de Hip Hop, realizado pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, apresenta uma programação especial no dia 26 de novembro, com bate-papos, shows, atividades de basquete e skate, exposição de cultura low rider, debates literários, sarau e atrações infantis. O evento conta com apoio da Globo e será realizado no Memorial da América Latina (Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda).

Com o tema Cultura de Paz e Prosperidade, o Encontro Paulista de Hip Hop irá celebrar a Declaração de Paz do Hip Hop, apresentado nas Nações Unidas em 2001 e assinado por diversas organizações, ativistas e pioneiros do movimento.

“Ao completar esse ciclo de 10 anos de aprendizado, resgatamos os valores que sustentam a Cultura Hip Hop e impulsionamos a busca pelo conhecimento, alicerce primordial que permitiu a longevidade do Encontro Paulista”, explica Márcio Santos, Assessor Especial de Projetos para Hip Hop da Secretaria da Cultura. “Essa cultura empodera a juventude e conta com elementos que criam uma nova forma de identidade, comunicação, vivência e tomada de decisões, sempre em busca da paz e da prosperidade”, finaliza Santos.

Na música, destacam-se os shows de Rashid, um dos principais nomes do Hip Hop brasileiro da atualidade, e das Pretas Sonoras, grupo formado pelas DJs Simmonne Lasdenas (São Paulo), Tamy (RJ) e Donna (DF), acompanhadas pelas MCs Amanda Negra Sim, Cris SNJ, Shirley Casa Verde, Drik Barbosa e Mayara Magalhães. A valorização da participação das mulheres na cultura Hip Hop tem sido um dos grandes focos de atenção do Encontro nos últimos anos. As apresentações começam às 19h00.

O bate-papo de abertura do evento está previsto para começar às 12h15 e contará com as participações de Rashid, Joice Berth (arquiteta e militante do movimento negro), Uchen (rapper, refugiado nigeriano que vive em São Paulo) e Shirley Casa Verde (rapper), com mediação do MC Who. Eles falarão sobre a Cultura Hip Hop como instrumento de transformação social através de suas diversas manifestações.

A partir das 14h00, ocorre a Homenagem a São Bento, uma alusão à região da estação São Bento do Metrô, no centro de São Paulo, considerado o berço do Hip Hop na capital paulista. A atividade contará com a participação dos pioneiros do movimento das décadas de 1980 e 1990.

Crianças também se divertem no Encontro Paulista de Hip Hop. A Hora do Conto será realizada no Espaço Erê, a partir das 12h30. Às 13h30, os pequenos participam da oficina de breaking para crianças com Bispo SB.

‘A Rua é Sua’, iniciativa da Globo que estimula e valoriza a prática de esporte que tem a rua como seu espaço natural de atuação, local onde o Hip Hop cresceu, levará a vivência do basquete e skate para o público com atividades das 12h às 17h.

Em breve serão divulgadas outras atrações. Mais informações no site da Secretaria da Cultura do Estado ou no Facebook do Encontro Paulista de Hip Hop.

 

Serviço
10º Encontro Paulista de Hip Hop – Cultura de Paz e Prosperidade

Data: 26 de novembro (sábado)

Abertura: meio-dia

Shows Rashid e Pretas Sonoras: a partir das 19h00

Local: Memorial da América Latina – Praça Cívica

Endereço:Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – ao lado da estação de Metrô Barra Funda

Evento gratuito

 

Fonte: Assessoria de imprensa | SEC
Imagem: divulgação